Ações afirmativas serão tema de seminário promovido pelo Andes-SN

A instituição das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, o atual estágio da política de ações afirmativas no Brasil e a garantia de acesso e permanência nas instituições de ensino dos estudantes cotistas serão alguns dos temas a serem debatidos no seminário nacional que o ANDES-SN vai promover nos dias 30 e 31, na Universidade de São Paulo, para debater as ações afirmativas. Tendo como tema “Ações afirmativas e a transversalidade do gênero, etnia e classe”, o seminário vai reunir especialistas de todo o Brasil.

Os interessados em participar do seminário deverão entrar em contato com a sua seção sindical, que encaminhará o pedido de inscrição para o ANDES-SN. Nesta quinta-feira (10) foi enviada uma circular para as seções sindicais com o modelo da ficha de inscrição.

A conferência de abertura, no dia 30 de maio, contará com a participação do antropólogo zairense Kabengele Munanga, que mora no Brasil desde a década de 70 e é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Munanga vai falar sobre “Racismo, colonialismo e políticas afirmativas”.

A primeira mesa do seminário tratará do tema “Direito e racismo: as cotas raciais, justiça política e inclusão social”. Já estão confirmadas as presenças dos professores Samuel Vida, da Universidade Católica da Bahia, e Dora Lúcia de Lima Bertúlio, da Universidade Federal do Paraná. Já o “Estágio atual da política de ações afirmativas no Brasil” será o tema da segunda mesa, que terá a participação de Fúlvia Rosenberg, da Fundação Carlos Chagas e dos professores José Jorge de Carvalho (Universidade de Brasília) e Delcele Mascarenhas (Universidade do Estado da Bahia - Uneb).

Na quinta-feira (31), a mesa sobre “Financiamento e institucionalização das políticas de ação afirmativa: acesso e permanência”, terá como participantes a ministra da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Luiza Bairros, e os professores Marcelo Paixão (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Wilson Matos (Uneb).

A última mesa do seminário “Diversidade, gênero e ações afirmativas: relatos de experiência nas IES brasileiras”, terá a participação do participante do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe e membro da executiva da CSP-Conlutas, Júlio César Nunes, e dos professores Otto Vinícius (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Soraia Veloso (Universidade Federal de Uberlândia).

A expectativa do ANDES-SN é de que o seminário possa qualificar ainda mais a atuação dos docentes em relação às ações afirmativas. “Acreditamos que a partir desse seminário possamos levar para todas as universidades ─ dos setores federal, estadual e particular ─ o debate acerca das ações afirmativas”, avaliou a 1ª secretária do ANDES-SN, Zuleide Queiroz, que é coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero, Etnia, Gênero e Classe.

Fonte: Andes-SN