Fórum rediscute pauta de reivindicação

Representantes do Movimento Docente – MD da Uefs, Uesc, Uesb e Uneb se reuniram nesta quinta-feira, 26 de abril, na sede da Aduneb em Salvador, e apresentaram as decisões de suas assembleias quanto à pauta de reivindicação 2012 indicada pelo Fórum das ADs na ultima reunião, datada em 19 de março.

Embora a aprovação desta pauta tenha se dado nas assembleias da Adufs, Adusc e Adusb, o mesmo não aconteceu na assembleia da Aduneb, realizada no dia 20 de abril, que preferiu ponderar algumas deliberações. Uma nova assembleia está marcada para o dia 8 de maio, onde o sindicato aprimorará mais o assunto e definirá o seu posicionamento.

Na sequência, o Fórum retomou a pauta de reivindicação no intuito de esclarecer o processo de construção da luta, pautada nos problemas e nas necessidades das Universidades e levando em conta o recente estudo do DIESSE sobre as perdas salariais dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA).

“O estudo que revela o salário dos docentes como o pior da região nordeste tem nos deixados apreensivos. Desta forma, precisamos mobilizar a comunidade acadêmica e apresentar à sociedade a real situação das UEBA”, diz Jucelho Dantas (Uefs).

Para o Fórum está claro de que a pauta apresentada e rediscutida em conjunto contempla os desejos da categoria. “Nós estamos no patamar de pior salário do nordeste e por isso, fizemos uma equiparação com o salário das estaduais do Ceará para justificar nosso mote. Estamos indo por uma lógica de comparação para que possamos reivindicar de forma clara”, argumenta representantes do MD.

Os professores se mostraram preocupados também com a falta de respostas por parte da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos em relação à data da audiência pública para discutir o PL da autonomia. O Fórum das ADs enviou alguns ofícios à presidente da comissão, Dep. Kelly Magalhães, e ao vice-presidente, Dep. Bruno Reis, solicitando a remarcação da audiência e ainda não obteve respostas.

Diante deste cenário, o Fórum das ADs deliberou como estratégia de ação, a entrega de um texto aos deputados estaduais informando sobre o Projeto de Lei que pretende fixar o orçamento das universidades em 5% da RLI (Receita Líquida de Impostos), por quatro anos. No dia 10 de maio, pela manhã, os representantes do MD farão uma visita à ALBA para tentar falar com a Dep. Kelly Magalhães e solicitar mais uma vez a remarcação da Audiência Pública. À tarde, os representantes se dirigirão à SEC. Após as deliberações, o Fórum marcou a próxima data da reunião para o dia 19 de maio, na sede da Adusb-SSind, em Jequié.

Fonte e Foto: Adusc e Fórum das ADs