Perdas salariais serão detalhadas em Assembleia com economista do Dieese

A Assembleia Geral que acontecerá na próxima terça, 10, às 14h, no campus de Itapetinga, contará com a exposição da Economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Nádia Vieira de Souza, que abordará as perdas salariais dos docentes desde o ano de 1990. A finalidade é subsidiar e preparar a categoria para a campanha salarial deste ano.

Por solicitação do Fórum das ADs, o Dieese produziu um estudo demonstrando que a variação dos vencimentos ficou abaixo da inflação acumulada no período de 21 anos (novembro de 1990 a novembro de 2011). De acordo com o estudo, as perdas salariais são de 111,89% deixando os salários bem abaixo do patamar necessário. Nos últimos anos não houve aumento salarial, mas apenas reposição inflacionária para garantir o poder de compra.

O resultado do estudo demonstrou as perdas históricas dos docentes das Universidades Estaduais baianas. Os salários dos docentes das Ueba, em relação aos salários dos docentes das outras Universidades Estaduais do Nordeste, encontram-se mais defasados do que no ano passado, em virtude de um acordo entre os professores das Universidades Estaduais do Maranhão e o governo, que elevou seus salários acima dos salários das Estaduais da Bahia. Com isso, os professores baianos caíram para a última posição no ranqueamento salarial regional e atualmente recebem o pior salário entre as Universidades Estaduais do Nordeste.