Docentes estão respondendo com celeridade a pesquisa ANDES-SN/Dieese

Tem sido positiva a resposta dos docentes à pesquisa “Perfil dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil”, realizada pelo Departamento Intersindical de Estudos Sindicais (Dieese) para o ANDES-SN.  Dos questionários enviados no início desta semana, cerca de 30% já foram respondidos. 

“Apesar de a velocidade das respostas está acima do esperado, é bom lembrar que todos os que receberam o e-mail do Dieese precisam respondê-lo”, afirmou o 1º tesoureiro do ANDES-SN, Hélvio Mariano, que é um dos responsáveis pela pesquisa.

Dúvidas
Nesses três dias de realização da pesquisa, vários professores já mandaram e-mails com dúvidas para a coordenação da pesquisa. Uma delas diz respeito ao fato de o universo da pesquisa abranger, apenas, os filiados ao Sindicato. Em resposta a esse questionamento, a supervisora de pesquisas sindicais do Dieese, Vera Gebrim, explicou que o critério foi por questões técnicas e não por decisão política. 

“Para o sorteio dos possíveis entrevistados era necessário um cadastro de pessoas, com a relação dos componentes do universo e informações que nos permitissem contatá-los. No caso dessa pesquisa, o único cadastro disponível, com nome e endereço eletrônico, era o de docentes votantes na eleição do ANDES-SN de fevereiro de 2010, do qual constam apenas os sindicalizados. Assim, o universo da pesquisa passou a ser o dos ‘docentes sindicalizados’ e qualquer alteração poderia comprometer a confiabilidade da amostra”, explicou Vera Gebrim.

Essa é uma pesquisa amostral, ou seja, o questionário é aplicado em um conjunto de docentes sorteados aleatoriamente, de acordo com procedimentos estatísticos, e os resultados obtidos são expandidos para todo o universo estudado. A seleção dos entrevistados foi feita pelo Dieese, levando em consideração as regiões do país e as áreas de conhecimento em que atuam os docentes. 

Fonte: Andes-SN