CSP-Conlutas lança site exclusivo sobre o 1º Congresso Nacional da central

As entidades sindicais e os movimentos sociais comprometidos com a construção de uma central sindical popular e desatrelada de governos, participarão de 27 a 30 de abril, em Sumaré (SP), do 1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que tem como tema “O futuro é tão grande, vamos de mãos dadas”. Como forma de sistematizar as informações sobre o evento, a Central lançou o site www.congressocspconlutas.org, que contém as teses a serem discutidas e informações e notícias sobre o evento.

O 1º vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN, Chico Miraglia, sugere que os delegados para o I Congresso, a serem eleitos em assembleias locais até o dia 15 de abril, leiam e discutam as teses antes da realização do evento.

O ANDES-SN terá direito a 80 delegados, acrescido de delegados da diretoria, cujo número deve representar 5% (cinco por cento) do número total de delegados do Sindicato Nacional. Ou seja, a delegação da diretoria será composta por quatro nomes.

Teses

Durante o 31º Congresso do ANDES-SN, realizado em janeiro passado, foram aprovadas teses para o 1º Congresso da CSP-Conlutas, todas com o objetivo de fortalecer a Central. 

Quanto à estrutura da CSP-Conlutas, o 31º Congresso aprovou que o cálculo para a participação nas instâncias deliberativas da Central se dê a partir do número de filiados de cada entidade participante e não do tamanho da categoria. O ANDES-SN também vai defender o nome da Central para CSP e o aumento da contribuição sindical do Sindicato para a Central de 3% para 5%. É bom esclarecer que este aumento não significará aumento de mensalidades dos filiados.

Miraglia, que representa o ANDES-SN no comitê organizativo do I Congresso da CSP-Conlutas, elogiou a qualidade das teses apresentadas. “Algumas têm divergências com relação à análise de conjuntura, mas todas, em sua essência, visam fortalecer a Central”, afirmou.

Fonte: Andes-SN