Fórum das ADs debate perdas salariais

Diante dos novos estudos comprovando que os salários dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) passaram de penúltimo para o último pior salário entre as Universidades Estaduais da região Nordeste, o Fórum das ADs solicitou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) uma explanação sobre as perdas salariais dos docentes da Bahia nos últimos anos, com o intuito de atualizar as informações para a categoria.

O encontro que aconteceu na segunda, 19, na Aduneb, e contou com a participação de representantes do Movimento Docente, Andes-SN, GT verbas do Fórum das ADs, além de membros do Dieese que apresentaram um estudo comparativo explicitando a real situação salarial dos docentes.

O estudo apontou que nos últimos 21 anos - período de 1º de novembro de 1990 a 30 de novembro de 2011 - a variação dos vencimentos totais dos professores foi inferior à inflação acumulada, rebaixando o vencimento real da categoria. Isso significa que seria necessário um reajuste de 111,89% para elevar os salários ao mesmo patamar do início do período analisado. “Podemos concluir que embora esta categoria esteja conseguindo recompor seu poder de compra nos últimos seis anos, os salários ainda se encontram em níveis abaixo do necessário. Isso se dá em função dos reajustes incidirem sobre uma base salarial bastante corroída”, comprova a supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias.

Ela também explica que a criação de gratificações tinha por finalidade, nitidamente, completar um vencimento-base extremamente depreciado. “Isso explicita o efeito “mascarador” da perda de poder aquisitivo do vencimento-base da categoria e que hoje resulta em um dos piores salários do Nordeste. Esse quadro só poderá ser revertido a partir da correlação de forças da categoria com o governo”, conclui Georgina Dias.

Cientes da situação, o Fórum das ADs irá começar uma nova Campanha Salarial 2012, protocolando junto ao governo uma pauta de reivindicações e publicizando a real situação salarial dos docentes das estaduais baianas.

A Assessoria do Fórum das ADs entrevistou a supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, que fala das perdas salariais.

1. Como se deu a política salarial nos últimos 6 anos das Universidades Estaduais Baianas?

Nos últimos anos a política salarial dos professores das Universidades tem sido baseada em reajustamento do vencimento-base pela inflação (IPCA-IBGE) e em incorporações de gratificações. Deste modo, os ganhos que vem ocorrendo devido ao fato de que com um vencimento-base maior (devido às incorporações), a incidência das outras gratificações e das vantagens pessoais é sobre uma base maior. Isto em se tratando de remuneração bruta, pois quando vemos a remuneração líquida, em alguns casos pode haver alguma perda devido à mudança de faixa de imposto de renda, por exemplo.

2.Qual a situação salarial dos professores das Universidades Estaduais da Bahia quanto suas perdas salariais?

Quando nós tomamos o período mais recente, principalmente a partir dos anos 2000, não há perdas salariais muito significativas. Isto decorre do fato de que, com a inflação mais baixa a reposição salarial se tornou mais fácil. No entanto, isto não significa que o poder de compra esteja aumentando. Quando analisamos um período maior de tempo, especialmente a partir dos anos 90, verificamos uma perda muito significativa de poder de compra. Para se ter uma ideia, para que os professores recuperassem o mesmo poder de compra que tinham em novembro de 1990 (momento com maior poder de compra da série analisada) seria necessário um reajuste de 111,89%. Em novembro de 2011, os salários dos professores equivaliam a apenas 47,20% do salário de novembro de 1990. Deste modo, podemos perceber que embora nos últimos anos as perdas inflacionárias estejam sendo repostas, esta reposição é feita sobre um salário com um poder de compra rebaixado.

3.Porque o salário dos docentes se encontra em níveis abaixo do necessário?

Os salários se encontram baixos devido ao fato de que não tem havido, efetivamente, aumentos salariais. A reposição inflacionária garante apenas a manutenção do poder de compra, não significa uma expansão salarial. Para que os salários aumentem e tenham um maior poder de compra, são necessários reajustes maiores que a inflação.

4.Nessas condições, como seria possível a valorização desse salário?

É importante salientar que para que haja uma valorização dos salários dos professores das universidades estaduais é necessário haver aumentos reais de salários. A política de incorporação de gratificações é importante, uma vez que a parte maior da remuneração destes profissionais deveria ser o vencimento-base e não a parte relativa às gratificações. Além disso, a gratificação em muitos casos, não compõe a remuneração total na aposentadoria. Quando as mesmas são incorporadas atingem igualmente ativos e aposentados. No entanto, estas não substituem os ganhos reais.

 Fonte e Foto: Ascom Fórum das ADs