Novo secretário diz que governo negociará com fórum dos servidores

Apresentado nesta quarta-feira (7) às entidades dos servidores públicos federais, Sérgio Mendonça, o novo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MP), disse que a pasta irá discutir com o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (SPF) a pauta unificada dos servidores. Uma nova reunião já foi agendada para a próxima quarta-feira (14).

Em julho do ano passado, o governo interrompeu unilateralmente as negociações com o conjunto das entidades. À época, Duvanier Paiva, então responsável pela SRT, deixou claro que o governo não iria atender as reivindicações gerais, como o ponto sobre o reajuste salarial. Ele declarou que a posição do governo era de opor-se a qualquer correção em 2011 e 2012, e apenas negociaria a correção de distorções em algumas carreiras específicas e pendências de negociações anteriores. 

O ANDES-SN e mais 37 entidades participaram do encontro desta quarta-feira, no qual Mendonça foi oficialmente apresentado pelo secretário-executivo adjunto do MP, Valter Correa, como o substituto de Paiva, falecido em janeiro deste ano. Técnico-sênior do Dieese, Sérgio Mendonça já atuou como Secretário de Relações do Trabalho, entre 2003 e 2007.

Abrindo as falas das entidades, dirigentes da CSP-Conlutas e da CUT falaram em nome do Fórum das Entidades dos SPF e mencionaram a urgência em se retomar a pauta, considerando os eixos aprovados pelos servidores. Em seguida, os sindicatos presentes fizeram uso da palavra. Estavam representando o ANDES-SN, o 2º vice-presidente da entidade, Luís Mauro Magalhães e o 1º vice-presidente Regional Planalto, Mauricio Silva. Na ocasião, o Sindicato Nacional reiterou a preocupação de toda a base docente e a urgência na mudança das políticas que o governo tem mantido para os servidores.

Após o término do encontro, cumprindo o que foi garantido por Correa no dia 15 de fevereiro, Mendonça se reuniu com o Fórum para ouvir as reivindicações dos SPF. Ele garantiu que irá discutir tanto a pauta unificada dos servidores quanto as específicas de cada categoria, cujas reuniões começam a ser agendadas nesta quinta (8).

Fonte: Andes-SN