Adusb amplia acervo com novas assinaturas

Ler é um imprescindível alimento para a mente. Saber ler é ainda mais importante. A Adusb-SSind disponibiliza aos professores diversas publicações com o intuito de manter a categoria informada e contribuir com a qualificação do debate.

No início deste ano, a diretoria resolveu ampliar a oferta de publicações assinando a Revista Caros Amigos e o jornal semanal Brasil de Fato para os três campi. Com conteúdo plural, crítico, questionador e independente de governos e partidos, as edições apresentam uma visão de esquerda do Brasil e do mundo, e traz a cobertura dos fatos de forma popular.

Circulando há 15 anos, a mensal Caros Amigos é fruto de um grupo de amigos, que incluía jornalistas, publicitários, profissionais liberais, profissionais da comunicação que se reuniram com o objetivo de criar um veículo que se contrapusesse ao jornalismo predominante. Já o semanal Brasil de Fato foi lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, no ano de 2003, a partir da junção de movimentos sociais por entender que na luta por uma sociedade justa e fraterna, a democratização dos meios de comunicação é fundamental, além de contribuir no debate de idéias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país.

A Adusb-SSind também disponibiliza livros da área política, sindical e publicações a exemplo das Revistas “Critica Marxista”, “Estudos Afro-asiáticos” e enciclopédias. A biblioteca localizada no campus de Vitória da Conquista e disponibiliza aos filiados o empréstimo de um farto material para atividades políticas e acadêmicas. Conta ainda com um pequeno acervo em filmes e documentários que vão desde o clássico Germinal do Francês Claude Berri, passando pelo surgimento do novo sindicalismo em ABC da Greve e outros que abordam a vida de ilustres personagens registradas na história brasileira e mundial como Carlos Prestes, João Goulart, Noam Chomsky e Rosa Luxemburgo.

As secretarias dos campi também disponibilizam exemplares da imprensa comercial como o Jornal A Tarde e revista Isto É, jornais locais e publicações de sindicais de todo o país e livros. Para realizar o empréstimo por um prazo de 10 dias, basta solicitar junto à secretaria o livro ou vídeo do seu interesse.