Coordenação do Fórum das ADs reuniu-se com a presidente do Fórum dos Reitores

 

Na manhã desta quinta-feira, 23/02, a coordenação do Fórum das ADs e a diretoria da ADUSC se reuniram com a presidente do Fórum dos Reitores, prof.ª Adélia Pinheiro, para tratar da proposta de Projeto de Lei sobre a autonomia das Universidades Estaduais da Bahia, prenunciada no mês de setembro do ano passado.

Na ocasião, a prof.ª Adélia Pinheiro informou que a previsão para o governo enviar o PL aos reitores das Universidades Estaduais Baianas era até o dia 2 de fevereiro, mas ainda não foi apresentado. Segundo Adélia, o PL está sendo discutido pelas secretarias da Fazenda (SEFAZ), do Planejamento (SEPLAN) e da Educação (SEC) para então ser finalmente divulgado. No início do próximo do mês o Fórum dos Reitores se reunirá e terá como um dos pontos de pauta o PL da autonomia.

Ao avaliar as informações dadas pela presidente do Fórum dos Reitores, o presidente da Adusc, Carlos Vitório, declarou: “Esperamos que o governo não apresente um projeto já pronto, mas uma minuta para que todas as entidades que representam os docentes, funcionários e estudantes possam dar suas contribuições e antes de ser finalizado, possamos realizar um debate qualificado com a comunidade”.

O Secretário geral da ADUSC, prof. Luiz Blume, avaliou como positiva a audiência: “Precisamos discutir com os reitores, servidores técnico-administrativos e estudantes qual é o projeto de autonomia que a universidade pretende, e não apenas esperar que o governo apresente um PL”.

No final da reunião, o coordenador do Fórum das ADs, prof. Roque Pinto, solicitou uma reunião com o Fórum dos Reitores para discutir sobre autonomia, orçamento e os impactos do PL nas Universidades Estaduais da Bahia.

Fonte: Adusc