Governador apresenta mensagem a assembleia na abertura dos trabalhos de 2012

O governador Jaques Wagner apresentou sua mensagem, nesta quarta-feira (15), durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia deste ano. O governador foi recepcionado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, após a formação da Guarda de Honra, juntamente com a Banda de Música da Polícia Militar. 

“O ritual de hoje é a entrega do relatório de atividades do ano passado, todo o balanço daquilo que foi feito, e a minha mensagem. Conforme o prometido, estamos entregando o projeto de reajuste de 6,5%, linear e retroativo a janeiro, para todo o funcionalismo público, e também o projeto que coloca em lei aquilo que foi fruto das conversas e negociações a respeito da GAP IV e da GAP V para os policiais militares”, declarou Wagner logo que chegou à Assembleia.

O governador disse ter certeza de que os projetos serão votados o mais rápido possível. “Essa é a decisão do governo e agora só falta a chancela da Assembleia Legislativa. Eu tenho certeza que a Assembleia sabe que este é um esforço do Executivo e também tem interesse de que haja essa melhoria, portanto será uma tramitação bastante rápida”.

Wagner também afirmou que, este ano, deve haver um contingenciamento, como foi feito no ano passado e como está sendo feito pelo governo federal, em função de restrições estaduais e nacionais, resultado da crise econômica mundial. “Esse é um dos motivos de haver dificuldade para atender as demandas salariais, seja pelo conjunto do orçamento, seja pelo limite da lei de responsabilidade fiscal”.

O governador disse também  que ainda estão sendo feitos os estudos para este contingenciamento. “Está sendo feito o planejamento para fazermos como foi feito no ano passado. É melhor prevenir agora no começo, e até poder ter um pouco mais de folga ao final do ano, do que a gente deixar as coisas acontecerem e sermos surpreendidos por uma  carência do nosso orçamento”.

Segundo Wagner, “o ano ainda é uma interrogação. É assim no mundo inteiro, estão todos na expectativa, os Estados Unidos estão reagindo melhor, mas a Europa ainda passa por momentos muito difíceis. A Bahia é um estado exportador e qualquer queda nos mercados internacionais impacta diretamente na economia baiana”.  

Fonte: Agecom