Salário mínimo atual representa menos de 30% do necessário, aponta Dieese

O salário mínimo atual, R$ 622, é menos de um terço do que uma família, com dois adultos e duas crianças, precisa para se manter, segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese). O órgão divulgou nesta semana o valor de R$ 2.398,82, como sendo o rendimento base necessário para atender o preceito constitucional.

O artigo 7º, do capítulo II da Constituição Federal, prevê "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim".

De acordo com nota divulgada pelo Dieese, para chegar ao montante divulgado para o mês de janeiro de 2012, foi ponderado o gasto familiar, considerando uma família composta por dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto e o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas.

Carreira docente
O valor do mínimo calculado pelo Dieese serve como referência para várias categorias elaborarem suas pautas de reivindicações.
No caso dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o montante representa o número de referência - gerador da tabela proposta na reestruturação da carreira dos professores federais - correspondente ao professor nível I, graduado, em contrato de 20 horas semanais.

Fonte: Andes-SN