Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, já!” prossegue em 2012

Depois de contabilizar mais de 400 mil votos no plebiscito popular realizado em sua primeira etapa, a campanha pela ampliação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública prossegue em 2012. O resultado da coleta de votos foi avaliado como uma grande vitória por todas as entidades presentes na reunião realizada em 17 de dezembro de 2011, com representantes do Comitê Nacional da Campanha.
Com a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) adiada para o dia 8 de fevereiro, foi decidido prorrogar a coleta de votos para ampliar a participação popular na luta pela educação pública e de qualidade.
A próxima reunião do Comitê Nacional da Campanha está marcada para essa sexta-feira (27 de janeiro), durante o Fórum Mundial de Educação, que acontece em Porto Alegre (RS), entre os dias 24 e 29/01. Nesta reunião, as entidades que integram a campanha irão organizar a manifestação que deverá ocorrer em Brasília no dia da apreciação do PNE. Na ocasião, será entregue o resultado do plebiscito e da consulta realizada na internet aos membros da Comissão Especial que decidirá o percentual do PIB destinado à educação pública no país até 2020.
Como algumas entidades, que estiveram bastante envolvidas com a campanha e foram fundamentais na realização do plebiscito, não poderão participar deste encontro no Rio Grande do Sul devido a atividades anteriormente agendadas, foi indicada também uma Reunião Nacional do Comitê Executivo da Campanha, com representação completa das entidades e representação dos Comitês Estaduais, para 7 de fevereiro em Brasília, dia anterior à entrega coletiva do resultado do plebiscito na Câmara.

Continuidade da Campanha
Durante o último encontro da Comissão Nacional da campanha “10% do PIB para a Educação Pública, já!” foi discutida também a possibilidade de retomar o plebiscito popular em março. Além disso, foi aprovada a participação nos Fóruns em Defesa da Escola Pública – Nacional e Estaduais – a partir das reivindicações já aprovadas da campanha.
Outra deliberação foi iniciar o debate nas entidades que compõem a campanha pelos “10% do PIB para a Educação Pública, já!” acerca da realização, no segundo semestre de 2012, do VI Coned – Congresso Nacional de Educação – para discutir a política educacional do governo Dilma Rousseff e também atualizar o PNE da sociedade brasileira.

Fonte: Andes-SN