Fórum das ADs denuncia descaso do governo aos deputados

 

Diante do não cumprimento do acordo firmado para o fim da greve, em 15 de junho de 2011 pelo Governo Wagner, representantes do Movimento Docente das Universidades Estaduais Baianas realizaram uma visita à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na terça (06). O objetivo da ação foi informar aos deputados envolvidos na negociação (José Neto, Reinaldo Teixeira Braga, Kelly Magalhães, Bruno Reis) que o governo se recusa em manter a agenda de reuniões sobre os impactos do Decreto 12.583/11 nas Universidades.

Além de alertar os deputados para o descaso do governo, o Movimento Docente também protocolou um ofício solicitando a intervenção do poder legislativo na retomada das negociações. Em contato com o Coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior - CODES, Clóvis Caribé, informou que o governo só voltará a conversar com o MD após a entrega de um projeto de autonomia, ainda sem previsão.

Para o coordenador do Fórum e vice-presidente da Adusc, Roque Pinto, é importante que a categoria esteja sempre conectada com as vias de negociação no campo mais estritamente político-institucional para afirmar e ampliar os direitos dos docentes, mas sem que, com isso, percamos o horizonte da militância e da independência. “Sabemos da complexidade do tabuleiro político da Bahia e, precisamente por conta disto, não podemos prescindir de nenhum caminho que venha a assegurar os ganhos da categoria docente, conquistados com a luta intensa que foi a greve de 2011”, pontua.

Sobre termo de compromisso:

O Termo de Compromisso assinado 15 de junho de 2011, é um documento onde o Governo se comprometeu a agendar reuniões com os professores servidores técnico-administrativos e estudantes, a cada dois meses, para a resolução de problemas decorrentes ao Decreto 12.583/11, que afeta o funcionamento das Universidades Estaduais Baianas, ataca os direitos adquiridos dos docentes e servidores técnico-administrativos e inviabiliza uma política de permanência estudantil adequada.
Mas, ao contrário do acordo, desde agosto, o Governo tem se recusado a reunir-se com as Associações Docentes. Enquanto isso, as Universidades Estaduais continuam sofrendo os danos do Decreto 12.583/11.

Fonte e foto: Asom Fórum das ADs