Nota Pública à Comunidade

O governo Wagner prejudica a consolidação e expansão das universidades estaduais da Bahia

Mesmo com o empenho e a luta dos docentes, técnico-administrativos e estudantes, a situação tem se agravado por conta dos ataques do governo à autonomia universitária, estrangulamento orçamentário, desrespeito de direitos trabalhistas, arrocho salarial e falta de uma política de permanência estudantil.
Ao contrário do que afirma o governo em suas propagandas, em 2012 as universidades terão menos recursos para investimento e custeio do que tiveram este ano, reduzindo-se drasticamente o orçamento para investimentos e melhorias da infra-estrutura das universidades.
Além disso, o governo anunciou que vai enviar ao Legislativo um Projeto de Lei sobre a autonomia sem discutir com a comunidade acadêmica, apontando para uma legalização autoritária da situação crítica atual: estrangulamento orçamentário e sucateamento das universidades estaduais.
É preciso que a sociedade saiba o que está acontecendo com a educação na Bahia e participe desta luta para manter a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades estaduais.

Fórum das ADs / CSP-Conlutas / Andes-SN