Paralisação nesta terça, 25. Participe!

As ameaças do Governo Wagner sobre as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) continuam com o prenúncio de um novo Projeto de Lei com o objetivo de congelar o escasso orçamento das instituições de ensino superior requerendo da Comunidade Acadêmica (Docentes, Técnicos e Discentes) uma forte mobilização para barrar a iniciativa. 

Nesta terça, 25, dia de paralisação nas Ueba, pela manhã haverá uma manifestação unificada com os demais servidores do Estado (APLB, Sindsefaz, Sindpoc, Assufba, Sintest-BA e Fetrab) que cobrarão o pagamento da URV. Já à tarde a manifestação seguirá para a Secretaria de Educação para cobrar do secretário, Oswaldo Barreto, o agendamento da audiência solicitada pelo Fórum das 12. 

Não bastasse o novo PL, o governo não vem cumprindo o acordo firmado para o fim da greve docente e não recebe o Movimento Docente para continuar a discutir as soluções para os impactos do Decreto 12.583/11 sobre as Ueba.

Quanto à proposta de PL, especula-se que o percentual de financiamento das Ueba ficará em torno de 4,87% a partir da subvinculação da Receita Liquida de Impostos (RLI). Apesar de ser uma reivindicação histórica, o Movimento Docente já acenou por um percentual maior, visto que o percentual de 5% está defasado e, na prática, o “PL da Autonomia” estrangulará ainda mais o orçamento das universidades, além de não contemplar as necessidades da expansão das Universidades. Leia a Carta à Comunidade que será divulgada nesta terça. 

A Adusb-SSind colocou transporte à disposição da categoria e convida a tod@s para participar do ato. Informe-se pelo telefone do seu campus: Vitória da Conquista: (77) 3424-8713; Jequié: (73) 3527-4704 e Itapetinga: (77) 3261-6277.