Marcha dos indignados mobiliza milhares, ganha dimensão global e tem protestos violentos

Indignados de todo mundo se uniram neste sábado em diversas cidades para protestar contra o capitalismo, a corrupção e as políticas de austeridade que foram adotadas com o agravamento da crise nos países industrializados.

 

Principais focos da crise econômica e de credibilidade dos governos, os países europeus tiveram o sábado mais conturbado. A maior parte dos protestos pelo mundo foi pequena e mal chegou a atrapalhar o trânsito mas, em Roma, Madrid e Lisboa as manifestações atraíram dezenas de milhares de pessoas, que se enfileiravam pelas ruas estreitas e praças públicas.

 

Na cidade italiana, os protestos foram maiores e mais violentos, culminando em vans da polícia incendiadas e cerca de 70 pessoas feridas, há pelo menos três em estado grave. Os manifestantes também atearam fogo em um prédio, fazendo com que o telhado caisse, segundo relatos. Quatro pessoas teriam sido presas, segundo informações da mídia local. Imagens de uma emissora de TV mostraram uma jovem com o sangue cobrindo o rosto, enquanto agências de notícias disseram que um homem perdeu dois dedos quando um rojão explodiu.

 

Fonte: O Globo