Salve o III Congresso da ADUNEB

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, acontecerá o III Congresso da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB). Na sua terceira edição, o congresso terá como tema central “Autonomia Universitária”. A escolha deste eixo temático, realizada em assembleia da categoria, objetiva atualizar o debate após 20 anos de políticas neoliberais para Educação, 14 anos da Lei 7176/97 e dos recentes ataques dos governos à autonomia da UNEB através de decretos e emendas. A discussão acontecerá nos marcos do anúncio de um novo PL do Governo Wagner que, apesar do conteúdo ainda não ser oficial, poderá ferir ainda mais a tão frágil autonomia universitária das UEBA.

Para além do espaço ser um momento rico de discussão sobre os temais atuais ao cotidiano da categoria, o congresso da ADUNEB é o maior fórum de deliberação do movimento docente da UNEB, espaço no qual se discute o Estatuto, a organização da entidade e plano de lutas

Neste sentido, a Diretoria da ADUNEB e a Comissão Organizadora do III Congresso convidam os professores a se envolverem neste processo tão importante para os rumos do nosso sindicato. Em breve, divulgaremos os temas do Caderno de Textos, possibilitando que qualquer professor possa contribuir com elaborações e propostas de resoluções ao Congresso.

Neste primeiro momento, divulgamos a Ata de Delegados, Lista de Quantitativo de delegados por Departamento, Lista de Presença da Eleição e Orientações para o processo eleitoral de delegados. A eleição de delegados ao III Congresso da ADUNEB inicia hoje, 20/09, e finaliza no dia 17/10.

Os delegados para compor o Congresso serão eleitos de acordo com o artigo 23, inciso I, do Estatuto da ADUNEB que determina a sua composição: “por delegados eleitos na base de cada departamento, dentre os docentes sindicalizados da UNEB, obedecendo à seguinte proporção cumulativa: para cada conjunto de 10 (dez) sindicalizados ou fração, 01 (um) delegado, todos com direito a voz e voto.” Saiba mais sobre como deve ser conduzido o processo eleitoral aqui.

A ADUNEB comunica a todos e a todas que as despesas com passagem alimentação e hospedagem dos delegados serão custeadas pela entidade. Participe deste espaço e venha fortalecer o nosso movimento. Juntos somos fortes!

Fonte: Ascom Aduneb