Assembelia discute III Congresso da ADUNEB e Resolução 346

Na última Assembleia Geral dos Docentes da UNEB, 14/09, foi encaminhada a realização do III Congresso da ADUNEB nos dias 27, 28 e 29 de outubro deste ano.  “Autonomia Universitária” foi o tópico aprovado como eixo temático do evento. De acordo com a plenária, este é um assunto que está na pauta do dia e o debate, acumulado na luta pela Revogação da Lei 7176/97, precisa ser atualizado pela categoria. Como publicado no último ADUNEB-mail, o Governo Wagner anunciou aos Reitores um novo PL que, apesar do conteúdo ainda não ser oficial, segundo informações do Reitor da UEFS, irá ferir ainda mais a autonomia das UEBA.

Para a organização do Congresso foram formadas comissões: Comissão de Estrutura/Organização; Caderno de Textos e Comunicação. Em breve, divulgaremos o prazo para entrega das contribuições ao Caderno de Textos. As comissões são abertas à participação dos associados.

Na mesma assembleia, foram indicados representantes de base para participarem dos GTs do ANDES-SN, das reuniões da CSP – CONLUTAS, reuniões com o Governo e do Fórum das 12. O objetivo é envolver a categoria nas atividades do sindicato e da central. Os representantes, após cada atividade, devem relatar as discussões dos espaços à ADUNEB, e junto à diretoria reproduzir os debates nos locais de trabalho.
 

Assembleia retoma discussão sobre Resolução 346


A Assembleia do dia 14/09 também pautou a discussão da Resolução 346/2005, iniciada em 2008 em virtude da proposta de alteração da PROGRAD nas normas de acompanhamento e avaliação do trabalho docente. Naquele período, a ADUNEB conseguiu adiar a votação da nova proposta de Resolução no CONSU! O sindicato argumentou que o principal setor envolvido, a categoria docente, não foi convocado a discutir as modificações. 

Um ano após, a administração central anunciava que a Resolução 346 voltaria a ser pauta do CONSU. No entanto, muitos departamentos ainda desconheciam a proposta, principalmente, pela dificuldade de acesso ao seu conteúdo. A ADUNEB, mais uma vez, interveio e solicitou à PROGRAD a divulgação ampla da proposta nos campi antes de qualquer votação. Paralelamente, a ADUNEB realizou, ao longo do ano de 2010, uma série de reuniões com a Pró-Reitoria e assembléias gerais docente para debater o tema, relatando tais discussões em seus boletins semanais (veja aqui as matérias já publicadas).

Na manhã do dia 14/09 deste ano, houve uma nova reunião com o Pró-Reitor, Prof. José Bites. Na ocasião, foram debatidas as principais questões de divergência entre a PROGRAD e a categoria docente no que diz a respeito à Resolução 346. Como encaminhamento, ficou acertado uma nova reunião com a pró-reitoria, na próxima quinta-feira (22/09), para sistematizar a proposta compatibilizada entre a PROGRAD e a ADUNEB. A partir daí, será organizada conjuntamente (ADUNEB/PROGRAD) uma agenda de discussão. Primeiro, a PROGRAD enviará essa proposta aos departamentos, estabelecendo um prazo para que a proposta seja divulgada e debatida. Em seguida, a realização de uma Videoconferência para debater o tema com toda a comunidade acadêmica.

A ADUNEB orienta os professores a realizarem discussões sobre a Resolução 346 nos departamentos. A discussão dessa resolução é extremamente importante, uma vez que ela normatiza a mudança de regime de trabalho, bem como o acompanhamento e avaliação do trabalho docente no âmbito da UNEB. A ADUNEB, por sua vez, organizará outra videoconferência especial, específica do sindicato, em data a ser divulgada em breve.

Fonte: Aduneb