ANDES-SN e Andifes se reúnem para traçar agenda de debates

Com o objetivo de estabelecer uma agenda de reuniões para discutir temas de interesse dos docentes, os diretores do ANDES-SN se reuniram nesta quarta-feira (14) com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Luiz Martins, também reitor da Universidade Federal de Ouro Preto.

A presidente do Sindicato Nacional, Marina Barbosa, destacou que um dos assuntos de destaque no momento para a categoria é a reformulação da carreira docente, que começa a ser discutida nesta quarta (14), na primeira reunião com o Ministério do Planejamento (MP), Ministério da Educação (MEC) e entidades representativas, conforme acordo emergencial firmado em agosto com o governo.

Marina ressaltou expectativa do ANDES-SN de que o debate entre as duas entidades aborde também a expansão nas Ifes e as condições de trabalho dos docentes. Ela cobrou ainda uma posição da Andifes em relação ao PL 2134/2011, que prevê a criação de cargos de docentes e técnicos para suprir as demandas de reposição e de ampliação das universidades federais, além de retomar de forma polêmica a questão das gratificações de coordenadores de cursos.

João Luiz Martins reafirmou a importância da interlocução com o ANDES-SN e indicou a possibilidade de estabelecer uma rotina de reuniões, em especial no âmbito da Comissão de Recursos Humanos da Andifes.
Sobre o PL 2134/2011, o presidente da Associação dos Dirigentes destacou que há problemas no documento, uma vez que, entre outras coisas, não especifica a quantificação de cargos para cada universidade, desrespeitando a autonomia universitária, mas que essencialmente a Andifes defende urgência na sua aprovação para desafogar a crise gerada pela falta de docentes nos quadros das instituições.

Afirmou ainda que existe uma movimentação a respeito da possibilidade de emendas referentes a preservação da autonomia das instâncias da universidade em relação à criação de coordenações de cursos e de definição sobre afastamento de servidores para capacitação.

O reitor informou que a entidade está elaborando, a partir de seminários internos, o documento “Diretrizes para a Expansão”, que será apresentado para a Presidente Dilma Rousseff. Martins solicitou que o ANDES-SN envie materiais para contribuir com o debate interno dos reitores.

O presidente da Andifes considerou ainda importante discutir a carreira docente e as condições de trabalho.  Usou como argumento a exigência de coerência ao governo a respeito do Plano Nacional de Educação (PNE). “Até para cumprir o que o PNE propõe, o que se tem não é suficiente”, declarou referindo-se aos escassos recursos destinados à educação pública.

O ANDES-SN destacou que esta questão é prioritária na agenda do Sindicato Nacional e que vem ganhando expressão junto à sociedade civil através da campanha “10% do PIB na Educação Pública, Já!”.

Uma nova reunião com a Andifes deve ser marcada para dar andamento às discussões, a partir do que for definido no primeiro encontro do grupo de trabalho para reformulação da carreira docente.

Um encontro específico com a comissão de recursos humanos da entidade também foi agendado para identificar pontos onde possa haver convergência de ações.


Fonte: ANDES-SN