Acompanhe os primeiros dias da Jornada Nacional de Lutas

A Jornada Nacional de Lutas já começou. Nos dois primeiros dias tivemos manifestações em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Belém (PA), no interior da Bahia, São José dos Campos (SP), em Aracaju (SE) e outras cidades. Nesta sexta-feira têm muito mais atividades marcadas. São trabalhadores, estudantes, movimento popular e de luta contra as opressões realizando atos, passeatas, paralisações, assembleias e diversas formas de manifestações.

A Jornada Nacional de Lutas pretende ajudar a preparar os trabalhadores para resistirem aos novos ataques que o governo e os empresários estão tentando impor à classe trabalhadora, aos aposentados. Eles querem se precaver da crise que assolou a Europa e os EUA reduzindo as verbas sociais e arrancando direitos, salários e atacando a aposentadoria.

Quando o governo Dilma assumiu, de cara, já anunciou o corte no orçamento de 50 bilhões de reais retirando recursos da saúde, educação, previdência, moradia e outros. De u R$ 40 bilhões para as empreiteiras tocarem, a base da corrupção, as obras da Copa e das Olimpíadas.  Agora, lança o plano “Brasil Maior” que dá incentivos fiscais às grandes empresas principalmente multinacionais através de redução do IPI, da desoneração da folha de pagamento e do incentivo às exportações para supostamente aumentar a competitividade das empresas instaladas no país. Enquanto isso, se nega a dar reajustes salariais aos trabalhadores que estão em campanha de norte a sul do país dizendo que “é preciso manter a economia estável.”

O mesmo discurso e a velha política para enfrentar crises. Não podemos aceitar!

 Além disso, os escândalos de corrupção ocupam a mídia diariamente. Uma lista infindável em sete meses: ministro da Casa Civil, dos Transportes, do Turismo e, mais recentemente, o da Agricultura. Ministérios da linha de frente do governo envolvidos em corrupção.  Para onde está indo o dinheiro público?

Precisamos nos levantar e ir à luta! Precisamos seguir o exemplo dos trabalhadores e estudantes do mundo inteiro que estão enfrentando suas crises com mobilizações e muita resistência. São lutas que vão desde os povos do norte da África, às ocupações das praças em toda a Europa, assim como a heróica luta dos estudantes chilenos.

Por isso, a CSP-Conlutas e entidades como o Andes-SN, ANEL, Assibge-SN, CNESF, Cobap, Condsef, CPERS, Fenasps, Intersindical, MTL, MST e MTST organizaram essa grande semana de mobilizações por todo o país de 17 a 26 de agosto, cujo ponto alto será a grande marcha a Brasília no próximo dia 24.

 Fonte: CSP-Conlutas