Fórum das 12 cobra comprometimento do governo

O Fórum das 12 que congrega docentes, discentes e técnicos administrativos das quatro Universidades estaduais da Bahia voltou a se reunir com o governo na tarde desta segunda, 15, em cumprimento ao acordo firmado entre docentes e governo no Termo de compromisso de realização de reuniões periódicas para discutir os efeitos do Decreto 12.583/11 sobre as Universidades. Este foi o segundo encontro entre governo e o Fórum das 12 após o encerramento da greve dos docentes.

Durante a exposição das demandas do Movimento Docente, o coordenador do Fórum das ADs, Gean Santana, chamou a atenção para os problemas ainda não solucionados como: mudança de regime de trabalho, progressão, promoção na carreira, bem como o pagamento da retroatividade, seleção e contratação de professores substitutos, impedimento de viagens ao exterior de docentes para apresentação de trabalhos em congressos. Somaram-se às reivindicações, as queixas dos servidores técnicos que denunciaram os sucessivos ataques à autonomia universitária e a inexistência de autonomia financeira das Ueba, bem como a dos estudantes que cobraram a elaboração de uma rubrica especifica para o financiamento estudantil.

Em reposta, Emilson Piau, representando a Serin (Secretaria de Relações Institucionais do Estado), voltou a afirmar problemas orçamentários no estado e afirmou que referente às universidades, há uma conjuntura que ultrapassa os limites do decreto. Quanto à cobrança dos estudantes afirmou não possuir resposta, sugerindo que a pauta fosse tratada diretamente com os reitores para que posteriormente seja agendado um encontro para tratar especificamente da pauta estudantil, bem como, da pauta dos técnico-administrativos.

Diante da inexistência de respostas concretas, os dirigentes governamentais admitiram o despreparo para a discussão e solicitaram do Fórum das ADs um documento pontuando os problemas enfrentados pelas Universidades para que posteriormente sejam apresentadas respostas condizentes até o dia 29 deste mês. Com isso, o Fórum antecipou a solicitação para que a próxima reunião aconteça em caráter extraordinário dada a necessidade de resolução de tais demandas, mas o governo não confirmou, até o momento, a data do próximo encontro.

O presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, reafirmou os motivos e objetivos da reunião e, ao criticar a postura do governo, lembrou a todos o compromisso do governo de respeitar o Estatuto do Magistério e tirar as universidades dos efeitos do Decreto: “Estamos aqui não para negociar os impactos do decreto, mas para buscar soluções para eventuais problemas oriundos do decreto que se não forem imediatamente resolvidos demonstrarão o descompromisso do governo com as Universidades e com o acordo firmado ao final da greve”, avaliou.  

Com informações da Ascom Fórum das ADs

Foto: Ascom Fórum das ADs