Jornada Nacional de Lutas começa nesta quarta (17/8)

Diante de um cenário de crise, de manifestações e greves em várias categorias no Brasil e no mundo, algumas entidades e movimentos sociais, entre elas a CSP-Conlutas e o ANDES SN, estão convocando os(as) trabalhadores(as) para participar de uma Jornada Nacional de Lutas, do dia 17 a 26 de agosto. Várias manifestações serão realizadas nos estados, neste período, culminando com Ato em Brasília, no dia 24.

As entidades e movimentos que promovem a Jornada estão conclamando a classe trabalhadora e a juventude para que unam as suas lutas e os esforços, aumentando a pressão sobre os empresários e sobre os governos (federal, estaduais e municipais).

“Essa desigualdade e essa injustiça não podem continuar. E a forma de mudar esta situação, para priorizar os interesses do povo trabalhador, é a nossa luta. Podemos e devemos nos inspirar na luta dos povos do norte da África e dos trabalhadores e trabalhadoras da Europa. Vamos às ruas cobrar as mudanças necessárias para melhorar a vida do povo trabalhador”, afirmam no manifesto.
Veja aqui o documento.

As reivindicações que serão levadas ao governo, ao Congresso Nacional e ao judiciário, quando da manifestação em Brasília, são: defesa da aposentadoria e da previdência pública – fim do fator previdenciário; aumento geral dos salários; redução da jornada de trabalho sem redução salarial; contra os cortes do orçamento – defesa do serviço público e dos direitos sociais do povo brasileiro – combate à corrupção; suspensão do pagamento da dívida externa e interna aos grandes especuladores; em defesa da educação e da saúde pública; em defesa dos(as) servidores(as) públicos(as); em defesa do direito à moradia digna e terra para quem nela trabalha – reforma agrária já; nenhum direito a menos – contra a precarização do trabalho; contra as privatizações – defesa do patrimônio e dos recursos naturais do Brasil; contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais; contra o novo código florestal / em defesa do meio ambiente; contra toda forma de discriminação e opressão.

Com informações da Adufs - Seção Sindical