Bahia ganhará duas universidades federais

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar amanhã (12/08), no Palácio do Planalto, a criação de duas novas universidades para a Bahia, e mais a extensão de outras duas, informou ontem (10/08), numa audiência com a bancada baiana da Câmara de Deputados, o secretário nacional de ensino superior, Luis Carlos Brito. De acordo com o coordenador da bancada, Nelson Pelegrino, a universidade do sul terá campus em Itabuna, Porto Seguro e  Teixeira de Freitas: a universidade do oeste contará com campus em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Camaçari ganhará uma extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Feria de Santana será instalada uma extensão da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O pacote de anúncios incluirá também a criação de nove novos Institutos Federais Tecnológicos (IFETs): em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Após o anúncio, de acordo com Pelegrino, serão iniciados os estudos orçamentários e de cursos a serem implementados – com diálogo permanente que incluirá a bancada baiana no Congresso e o governo do Estado, além da comunidade acadêmica, frisou Pelegrino.
Membros da bancada baiana querem aproveitar a maré favorável para emplacar outras propostas. Waldenor Pereira (PT), por exemplo, já começou a recolher assinaturas dos parlamentares para um documento a ser levado à presidente Dilma pedindo a transformação do campus da UFBA de vitória da Conquista em Universidade do Sudoeste. Pereira observa que esse campus já reúne seis cursos de graduação, um de mestrado, um de doutorado, 1,7mil alunos e cerca de cem professores.

Fonte: Jornal A Tarde