Adusb cobra e Reitoria garante publicação das DE

Diretores da Adusb-SSind voltaram a cobrar do reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto dos Santos, explicações sobre o andamento das demandas contidas na Pauta Interna apresentadas no final de 2010 na qual, durante a greve, a Reitoria assumiu o compromisso em atendê-las. O encontro ocorreu no final da tarde desta segunda, 08.

De acordo com o reitor, as portarias com os pedidos de mudança de regime de trabalho seriam publicadas na terça (dia seguinte) com retroatividade a 01 de julho, pois foi a partir desta data que a Universidade teria a verba pagar os docentes. Da lista inicial contendo 81 solicitações, 55 seriam publicadas ainda em agosto, enquanto as 26 demais seriam liberadas em dois blocos de 13. No entanto, o reitor informou que apenas 51 estavam aptas a serem publicadas, visto que 04 retornaram na última sexta, 05, apresentando problemas. O primeiro rejeitado pelo Conselho de Política de Recursos Humanos (COPE) por não atender aos requisitos; o segundo devido à carga horária já que o solicitante exerce o cargo de docência (40h) e servidor (20h) e os dois últimos que solicitaram mudança de 20h para Dedicação Exclusiva (DE), mas que saíram como de 20h para 40h. O presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, deixou claro na reunião que o Movimento Docente não vai aceitar qualquer ingerência do COPE nos processos de mudança de regime de trabalho, pois o governo se comprometeu de que estes processos não iriam mais tramitar no COPE. "Espero que os docentes com processos em tramitação que tenham passagem pelo COPE informem imediatamente à Adusb-SSind e tragam cópia do processo, para que possamos cobrar explicações na reunião com o governo", disse.

Em relação à progressão de nível (A para B) o gestor explicou que as portarias foram publicadas com a data retroativa à entrada na Gerencia de Recursos Humanos (GRH), diferentemente da promoção na carreira que saiu retroativa a 07 de junho, data da portaria emitida pelo governo, como conquista do movimento grevista. Apesar de não garantir que o governo manterá a sua ingerência através do COPE, ele afirmou que as demais solicitações seguirão os trâmites normais no âmbito da Universidade, conforme estabelece o Estatuto do Magistério.

Obras

O reitor informou que neste momento algumas obras estão andando, mas que teve de cancelar alguns contratos para posterior reabertura de licitação, já que as empresas responsáveis não demonstraram desejo de reiniciar os trabalhos. Segundo Paulo Roberto o andamento das obras não depende do governo, mas apenas de uma questão burocrática da Universidade junto às empresas, contudo, afirmou que somente após o reinicio é que poderá saber se o governo cumprirá o Termo de Compromisso. “No momento não há atraso, mas também não foi efetuado nenhum pagamento, pois o pagamento só se faz após a medição do espaço construído”, explicou o reitor. Novamente rejeitou a proposta da Adusb-SSind em apresentar um cronograma de conclusão das obras. A diretoria solicitou do reitor uma lista das obras em andamento, conforme solicitação da Assembleia, mas o reitor se recusou a entregar esta lista, pois não pode garantir um cronograma para a finalização das obras.

Adicional de Insalubridade

Conforme decisão tomada pela categoria em Assembleias Gerais, a diretoria voltou a cobrar o envio do laudo técnico ao governo para imediato pagamento do adicional. Segundo o reitor, laudo deverá ser enviado imediatamente à Secretaria de Administração (SAEB) para que o pagamento seja efetuado. Quanto ao assunto, o reitor informou que o relatório deverá ficar pronto ainda neste mês e que logo em seguida a Universidade fará o enquadramento a partir dos espaços considerados insalubres pela perícia e, posteriormente, os enviará à SAEB.

Ampliação do Quadro

Os diretores informaram que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ainda não atendeu a solicitação da Adusb-SSind em apresentar o quadro docente atualizado. Em resposta, o reitor disse que, apesar de ter projetado quadros pelos próximos dez anos, seguirá a orientação do governo e fará projeções somente até 2014 quando se encerrará a atual gestão estadual. Ainda segundo o gestor, todos os concursos previstos estão ocorrendo e na última semana foi publicada no Diário Oficial a liberação da seleção pública para contratação de 46 professores. Lembrou ainda que as promoções de docentes que solicitaram mudança de classe de auxiliar para assistente deverão ser realizadas agora, pois as mudanças de classe de assistente para adjunto abriram vagas suficientes para atender a demanda represada.