57º Conad será realizado no Piauí

Por Renata Maffezoli

 

Duas seções sindicais se candidataram para sediar o 57º Conad, que acontece em 2012 e irá empossar a próxima diretoria, que irá conduzir do ANDES-SN no biênio 2012-2014: a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi – Seção Sindical) e a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs – Seção Sindical).

As duas seções expuseram os motivos que levaram à candidatura e também a estrutura da cidade para a realização do evento com projeção de vídeo, fotos e apresentação em powerpoint. Posta em votação, a cidade de Parnaíba foi escolhida como sede para o próximo encontro.

Para Johnson Fernandes Nogueira, diretor sindical da regional Parnaíba da Adufpi, a realização do 57º Conad vai fortalecer a atuação e representatividade, tanto da seção sindical quanto do Sindicato Nacional, junto aos professores da UFPI.

“A gente tem enfrentado nos últimos dois anos uma série de problemas por conta da relação que a Adufpi tem com a administração da Universidade Federal, que inclusive vem reprimindo aqueles que participam do sindicato. Temos reagido e a realização do Conad será um reforço, um apoio a mais à essas ações e para que consigamos envolver a categoria na luta”, relata Nogueira.

O diretor da Adufpi conta que cerca de 60% do quadro docente é composto por novos professores, a maioria contratada por conta do projeto de expansão do governo. Segundo ele, a Federal do Piauí foi a primeira a assinar o convênio Reuni de expansão, durante a gestão anterior do atual reitor.

“As coisas estão sendo feitas a toque de caixa. No campus de Parnaíba, tínhamos quatro cursos antes da expansão. Agora são onze. Ou seja, sete novos cursos implementados, e sem a mínima estrutura. O núcleo gestor da UFPI aceita e incorpora essas medidas, tal qual elas vem do MEC”, denuncia.

Nogueira exemplifica contando que o curso de fisioterapia já foi implementado, mas que ainda restam 28 disciplinas sem professores. Para isso, recentemente foi realizado concurso para a contratação de quatro novos docentes. “Eles devem estar pensando que cada um vai dar conta de sete disciplinas”, ironiza.

Para o diretor da Adufpi, será muito importante que os professores de outras regiões possam ter contato com realidade precária à qual estão submetidos os docentes da Federal do Piauí, por conta dessa expansão. E sugere: “Ainda não conversei com a diretoria, nem com nossa base, mas acho que a expansão do Reuni seria tema oportuno para o próximo Conad. Temos bastante experiência acumulada, ao longo dos últimos cinco anos, para aprofundar a discussão”.

 

Fonte: ANDES-SN