Evento pré Conad discute relação entre agências de C&T e trabalho docente

"Universidade, produtivismo e privatização do conhecimento" será o tema do seminário de Ciência e Tecnologia (C&T), que antecede o 56º Conad do ANDES-SN. A mesa do debate terá como expositores Lucídio Bianchetti, da UFSC, e Luiz Menna Barreto, da USP. A mediação será feita por Luís Antônio Rosa Seixas, membro do grupo de trabalho em C&T do ANDES-SN e docente da UFOP.
As análises produzidas pelo Sindicato Nacional destacam ações do governo na área de C&T alinhadas cada vez mais aos interesses mercadológicos e os efeitos de tais políticas na atividade docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Alguns dos reflexos apontados pelo GTC&T são o cerceamento da autonomia e da liberdade acadêmica nas atividades de pesquisa, como resultado da sobrevalorização da cultura produtivista, a elitização da pesquisa científica e o aumento da jornada de trabalho, em decorrência de um maior nível de exigência das agências de financiamento e avaliação. Tais questões devem pautar as discussões durante o evento.

O seminário acontece na quinta-feira (14/7), às 10h, na Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem).

Fonte: Andes-SN