Assembleia avalia 1ª reunião sobre o Termo

A categoria docente voltou a se reunir em Assembleia Geral nesta terça, 21, no campus de Jequié, para avaliar a primeira reunião com o governo em que foi estabelecida a metodologia do Termo de Compromisso que retira os efeitos do Decreto 12.583/11 sobre as Universidades. A ação foi resultado da greve de 72 dias.

No encontro (veja aqui) o governo garantiu o cumprimento do Termo de Compromisso e estabeleceu a maneira como as reuniões serão conduzidas no processo de identificação de como o decreto está afetando o andamento das Universidades, em especial a categoria docente. Após ouvir o relato da reunião, os professores se comprometeram em levar ao conhecimento do sindicato os diversos problemas que estão atrapalhando o desenvolvimento das atividades acadêmicas para que o dossiê seja produzido e enviado ao governo.

A plenária aprovou o primeiro encontro, mas lembrou que é preciso garantir a retroatividade a partir do momento inicial da solicitação (progressão, promoção e mudança de regime de trabalho) junto ao departamento. Também foi cobrado da Reitoria um mínimo de organização para que os processos não se percam no burocratismo, bem como a divulgação do atual quadro docente com atualização constante.

Os estudantes da UESB finalizaram a ocupação da Reitoria na tarde da sexta, 17, mas, em nova rodada de assembleia na segunda, 20, decidiram continuar a greve por entender que é preciso manter a paralisação para conquistar novos avanços em suas reivindicações. Diante disso, os professores reafirmaram a decisão tomada durante o encerramento da greve (veja aqui) mantendo respeito à greve estudantil e o encaminhamento de somente retornar às salas de aula com o encerramento do movimento.

Paulo Araquém Ramos Cairo, vice-presidente, foi escolhido para representar a ADUSB-SSind no 56º CONAD do ANDES-SN que acontecerá de 14 a 17 de julho, em Maringá (PR). O evento tem o objetivo de avaliar o Plano de Lutas dos docentes das instituições de ensino superior aprovado para 2011 e apreciar as contas do Sindicato e tem como tema central “Autonomia universitária, trabalho docente e independência sindical”.