UESC: professores aprovam manutenção da greve e rejeitam proposta do Governo

Durante a tarde desta terça-feira (07/06), foi realizada a assembleia dos professores da UESC onde, após extensa discussão, ficou decidido com 69 votos a favor e 8 contra, pela manutenção da greve até que o governo atenda às reivindicações do Movimento Docente.

A plenária avaliou de forma positiva a ocupação, de quase uma semana, na ALBA que teve repercussão nacional, quebrou a intransigência do governo e, como conseqüência, conseguiu retomar as negociações.

O Comando de Greve da UESC apresentou para a base dois documentos enviados pelo governo que tratava da rodada de negociação desta semana. O primeiro versa sobre a questão salarial que reduz a mordaça para dois anos com as discussões para novos ganhos reais garantidas em janeiro de 2013. Com relação a essa proposta os docentes foram favoráveis, apenas 2 votos foram contrários e 4 abstenções.

Já o segundo documento, que trata da redução dos impactos do Decreto 12.583/11 sobre as universidades, foi rejeitado pela plenária. Durante a assembleia, os professores fizeram alguns ajustes no documento, garantindo que as reuniões sejam mensais (ao invés de trimensais), a dotação orçamentária estudantil com rubrica específica e a conclusão da mudança do regime de trabalho que estão pendentes. Essa nova proposta foi aprovada com 50 votos favoráveis. (veja aqui a proposta alterada)

O Movimento Docente se reunirá com o governo na próxima sexta-feira (10/06) para acertar os últimos detalhes do acordo.

Fonte: Ascom ADUSC