Movimento radicaliza e ocupa AL-BA

 

Com colchonetes, faixas e bandeiras cerca de 400 pessoas, entre professores, estudantes e funcionários das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) participaram de um Ato Público na manhã desta terça, 31, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) seguida da ocupação da galeria dos ex-presidentes. Os professores pretendem ficar instalados ao menos 48h nas acomodações da Casa Legislativa com o objetivo de alertar a população para a situação precária das universidades baianas e pressionar o governo a reabrir as negociações trancadas desde a última reunião ocorrida no dia 27 de maio, quando os governistas informaram que não havia mais o que apresentar para a categoria docente. 

O movimento exige que o governo reabra as negociações para que se discuta a retirada da cláusula da mordaça que impede reivindicações por melhorias salariais até 2014 e a revogação do Decreto 12.583/11 que contigencia verbas para as Universidades Estaduais, ataca direitos dos docentes garantidos no Estatuto do Magistério e fere a autonomia das Universidades.

Na UESB o movimento chega ao seu 56º dia. Também na tarde desta terça, conforme antecipado na Assembleia ocorrida no dia 27, a ADUSB-SSind entrou com uma nova ação no Tribunal de Justiça, solicitando a prisão do Secretário de Administração Manuel Vitório e do Reitor Paulo Roberto dos Santos, por descumprimento da ordem judicial ao não efetuar o pagamento conforme notificados pelo TJ na última semana. 

Fotos: Externa Raíza Rocha (Aduneb) Interna: Emiriene Costa (Fórum das ADs)