Ato contrapõe falácias do governo

 

Professores, estudantes e técnicos das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) voltaram a ocupar as ruas de Salvador (região do Iguatemi e Avenida Tancredo Neves) nesta sexta, 20. Além de denunciar a pratica do governo, o ato foi um contraponto como forma de levar informações à imprensa e à sociedade baiana para denunciar a tentativa do governo de confundir a população com a divulgação de dados manipulados a respeito de investimentos no Ensino Superior e informações de já terem atendido às reivindicações movimento.  

Já no clima do mês junino, a manifestação contou com animação de um trio de forró, distribuição de alimentos típicos da época, vestimento a caráter e banana em alusão à campanha dos servidores técnicos “Bananada”.  

Ato finalizado no Jornal A Tarde atraiu a atenção da imprensa.

Veja mais fotos clicando aqui.

A categoria docente reivindica a retirada da cláusula restritiva ao acordo da campanha salarial 2010, a revogação do Decreto 12.583/11 que contingência as verbas do Estado para serviço público e fere a autonomia das Universidades públicas ao proibir a contratação de professores substitutos, ampliação do quadro docente, mais assistência para permanência estudantil e pontos relacionados à pauta interna. Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, o governo não se propôs a retirar a cláusula, mas apenas apresentou alterações na redação, mas que, na prática, não altera o caráter restritivo que gera o congelamento salarial.

A atividade foi encerrada após o deslocamento – com o bloqueio parcial de vias – até o prédio do Jornal A TARDE, onde jornalistas ouviram as demandas do movimento. Leia aqui o que foi publicado no site do jornal e veja fotos da caminhada.