Boletim Especial da Greve - Edição 08

Assembleia aprova continuidade da Greve


Com 123 presentes à Assembleia Geral ocorrida na sexta, 13, campus de Jequié, a categoria docente da UESB decidiu manter a greve que já está em seu 40º dia. Os professores também discutiram como deve ser o relacionamento junto à Assembleia Universitária a partir da preservação da autonomia de cada categoria. A “nova” cláusula do governo foi completamente rejeitada e um novo ato no dia 20 dará uma resposta ao governo.

Professores querem posicionamento dos reitores


Na tarde da última quarta, 11, o Fórum das ADs esteve reunido com o Fórum de Reitores para esclarecer a posição dos reitores em relação ao Decreto 12.583/11 e a Portaria 001/11 e os efeitos nas universidades, a partir do desrespeito à autonomia universitária e ao Estatuto do Magistério Superior. Em reuniões anteriores, o governo afirmou reiteradamente que os problemas surgidos com o decreto já estão sendo resolvidos junto aos gestores da Universidade. Como resultado dessa reunião, os gestores lançaram uma nova Nota Pública.

Leia aqui a Nota do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.

Manifestação musical e corte de barbas marcam Ato Público em Ilhéus


Denunciando o descaso que o governo de Jaques Wagner vem dedicando às Universidades Estaduais da Bahia, a Comunidade Universitária, representada pelo Movimento dos Docentes, Servidores Técnicos e Estudantes, realizou na sexta-feira (13/05) um Ato público em frente a prefeitura de Ilhéus. O evento contou com uma manifestação musical com a participação do coral de professores, apresentando músicas que serviram de respostas e protestos para o tratamento dado pelo governador da Bahia à comunidade acadêmica. Paralelo a isso, acontecia um corte de barbas coletivo, ironizando a venda da barba de Jaques Wagner para uma empresa do ramo de lâminas.

Greve continua na UNEB


Reunidos na manhã do dia 13 de maio, os professores da UNEB mantiveram a greve sem nenhuma intervenção contrária a sua continuidade. O clima da plenária foi de intensificar e radicalizar as ações do movimento grevista, uma vez que o governo continua com a mesma proposta de engessar o movimento, congelar os salários por 4 anos e de contingenciamento nos orçamentos das Universidades Estaduais  através do Decreto 12.583/11.

ADUFS: Assembleia mantém greve a aprova mobilizações


Em assembleia no dia 12, com 174 assinaturas, os professores da Uefs mantiveram a greve sem nenhum questionamento a respeito da sua continuidade. Quanto a reunião da próxima segunda (16/05) com o governo, decidiram, com um voto contra e cinco abstenções, manter a proposta pela retirada da cláusula do acordo salarial que congela os salários por quatro anos. A compreensão foi de que, na prática, o governo não apresentou uma nova proposta, mas apenas reescreveu a cláusula. A assembleia avaliou que a nova redação não mudou o caráter impeditivo da cláusula e a rejeitou, mantendo a exigência pela retirada de todo seu conteúdo.



16/05/2011 | Reunião com o Governo

16/05/2011 | Reunião do Fórum das ADs

17/05/2011 | CONSU

17/05/2011 | Reunião do Comando de Greve

20/05/2011 | Ato Público no Iguatemi