Professores e estudantes da Uneb se reúnem com secretário de educação e reitor

Cerca de 50 professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) se reúnem na manhã desta sexta-feira, 6, com o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. A reunião, que começou às 9h, discute a situação que motivou a greve dos professores nas universidades estaduais baianas, iniciada no último dia 26 de abril. O grupo se mantém em vigília na reitoria da universidade desde as 17h de ontem.
De acordo com a professora Luciana Souza, que ministra aulas na cidade de Santo Antônio de Jesus, a 192 km de Salvador, e faz parte do comando da greve, os professores questionam a inclusão das Condições Especiais de Trabalho (CET), além de pedirem a revogação imediata do Decreto 12.583, assinado pelo governador Jaques Wagner.
“Quando fomos assinar a CET, havia uma cláusula que nos condicionava a não fazermos reivindicações num período de quatro anos. Essa é a Cláusula da Mordaça. Além disso, reivindicamos também a revogação do decreto, que fere a autonomia universitária, já que impede a contratação de professores substitutos e, consequentemente, impede a saída dos professores para a qualificação profissional”, disse a educadora.
Além da reunião com o secretário, os professores realizam uma videoconferência ainda na manhã de hoje com o reitor da Uneb, professor Florentino Valentim. Na reunião, deverá ser discutida a “conjuntura da universidade”, segundo a professora Luciana Souza.
Vigília  – No início da manhã, as barracas e colchões utilizados pelo grupo para acampar na reitoria da instituição foram retirados para as reuniões, mas o grupo segue em vigília até as 17h de hoje, quando o ato simbólico completa 24 horas.

Fonte: A Tarde On-line