Governo do PT suspende salários, mas professores mantêm a greve

Em uma assembléia bastante participativa, com 170 assinaturas na lista de presença, os professores da UEFS mantiveram a greve, com 133 votos favoráveis, 24 contra e 9 abstenções, mesmo após a suspensão do pagamento de seus salários pelo governo petista. A decisão se deveu ao entendimento de que a atitude do governo Wagner foi arbitrária e inconstitucional por desrespeitar o direito de greve. Desta forma, a categoria demonstra também sua indignação com o argumento do governo de que “a greve prejudica a sociedade”, conforme nota oficial (aqui), divulgada em 28 de abril.
A tentativa de encerrar a greve de forma autoritária não teve sucesso. “Não vamos nos amedrontar com este golpe torpe do governo. Continuaremos firmes na luta, pois só assim conquistaremos nossas reivindicações”, afirma o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas. Para os professores, o governo Wagner precisa retomar as negociações quanto a retirada da cláusula que congela os salários até 2015 e a revogação do Decreto que contingencia as verbas das UEBA.
Ao invés disto, ele tenta confundir a opinião pública com dados que mostram que ele “faz mais” pelas Universidades, escondendo que o feito ainda está muito aquém das necessidades reais, dada a expansão da Educação Superior baiana. Nesta nota, o governo petista também não fala dos ataques proferidos por ele à autonomia universitária e aos direitos trabalhistas dos docentes, previstos em Lei. Segundo o Coordenador do Fórum das ADs, “temos estudos que comprovam que este governo está supervalorizando seus números. Inclusive usando cálculos questionáveis ao comparar o orçamento das UEBA incluindo o ano de 2006, quando sequer era governo”, afirma Gean Santana.
A assembleia aprovou que o principal foco das mobilizações agora é a exigência da reabertura das negociações. Apesar de divulgar que está disposto a negociar, o governo não agendou nenhuma reunião com a categoria, desde o dia 15 de abril. Em e-mail (aqui), enviado pelo Coordenador da Educação Superior (CODES), ele apenas solicita uma resposta e diz que só assinará o acordo após a categoria sair da greve.
 
Agenda de Mobilizações da Greve

Foram aprovadas as seguintes atividades, para as quais tod@s estão convocados: cine-debate (aqui) na UEFS nesta quarta, ida à imprensa em Feira e Salvador (04/05), visita a Assembléia Legislativa (05/05), reunião do Fórum das ADs, na ADUNEB, na tarde da quinta, manifestação em frente à Prefeitura de Feira de Santana, na sexta (06/05), a partir das 9 horas, com “barbear coletivo” parodiando a burlesca “venda” da barba pelo governador e reunião do Comando de Greve, neste dia, às 14 horas, na ADUFS. Para intensificar a divulgação da greve, foi deliberado o uso massivo das redes sociais, formando uma comissão para viabilizar esta campanha.
 
A confirmar local e hora, será definido nesta quinta na reunião do Fórum das ADs, o ATO PÚBLICO no CAB para a próxima segunda (09/05). Também será solicitada uma reunião com o Fórum de Reitores para que os mesmos se posicionem sobre o corte dos salários e a nota paga do governo. Além disso, será realizada uma campanha de mídia (outdoors, rádio,TV e jornais).
A Diretoria da ADUFS e o Comando de Greve levaram para a assembleia a proposta de um “empréstimo emergencial” aos docentes, usando o fundo de mobilização, que atualmente conta com quatrocentos mil reais, quando ficou aprovado que @s sindicalizad@s com DE disporão de R$ 1.500,00 e 40h terão R$1.000,00.
A maioria das falas na assembleia apontou para a necessidade do fortalecimento do movimento e, portanto, do aumento da participação nas atividades da greve. Como dito por um professor, todas as melhorias salariais, das condições de trabalho e conquistas frente a autonomia e a democracia na UEFS, foram garantidas com a luta, nestes 30 anos da ADUFS. Mais informações sobre a greve e suas atividades ver www.adufs-ba.org.br , na sede da ADUFS ou ligar para 75 32243368.

Fonte: ADUFS