Alunos e professores da UNEB surpreenderam o governador em Juazeiro

Vestidos de preto e com faixas e cartazes às mãos, alunos e professores da (UNEB) surpreenderam o governador da Bahia Jaques Wagner na entrada da Fábrica Moscamed. “Eu só quero estudar”, diziam os estudantes.
 
Eles protestam contra a falta de investimentos no ensino superior, solicitam mais recursos para a assistência estudantil, qualidade do ensino na graduação, bolsas para pesquisa e a contratação de professor, a fim de garantir um ensino de qualidade. Após gritos de protesto e músicas que identificavam o ato, o Deputado Joseph Bandeira (PT) negociou a entrada de uma comitiva que representasse os protestantes, com a condição de que grupo se mantivesse no local sem fazer barulho.
 
Formada pelos professores Emanuel Ernesto, Cosme Batista, Neuma Guedes e o aluno Diego Albuquerque, a Comissão garantiu que, na conversa, com o governador ficou esclarecido que haverá uma discussão sobre o Decreto 12. 583 de fevereiro deste ano, mas não haverá revogação. “Segundo o que ouvimos do governador é que a negociação será realizada separadamente com cada Reitor, pois cada um sabe onde aplicar os cortes no orçamento”, disse Emanuel Ernesto. Assim, as responsabilidades seriam dos gestores universitários.
 
Para o estudante Diego Albuquerque é importante apoiar a decisão da greve por acreditar que o Decreto fere a autonomia da universidade e a melhoria da condição de ensino, quando proíbe o professor de sair para especializar-se, atingindo diretamente a qualidade do nosso ensino.
 
Já alguns representantes políticos presentes na comitiva do governador desconheciam o Decreto, como o Deputado Estadual Roberto Carlos, cidadão juazeirense. Apesar de afirmar ser contrário a qualquer tipo de prejuízo à educação, ele afirmou que soube do Decreto na semana passada, e que desconhece o conteúdo.
 
Se assim como o Deputado Estadual Roberto Carlos, você desconhece o conteúdo do Decreto, saiba que ele estabelece limitação nos gastos da administração pública este ano, suspende o afastamento do docente para Mestrado e Doutorado, e contratação de professor, entre outros. Amanhã, às 8h30, os professores Emanuel Ernesto e Cosme Batista falam sobre a greve na Rádio Juazeiro.
 
Por: Karine Nascimento (texto)
 
Lorena Santiago (foto)