Boletim Especial da Greve - Edição 05

Wagner repete arbitrariedade e corta salário dos docentes

O Governo Wagner voltou a demonstrar o seu caráter autoritário com os trabalhadores do Ensino Superior e na última quinta, 28, quando se comemorou o Dia da Educação, cortou o salário dos docentes da UESB, UEFS e UESC. Em 2007, quando a paralisação se aproximava do seu segundo mês, o governo atacou o direito legítimo de greve e bloqueou o salário numa tentativa de minar a luta dos trabalhadores.

Desta vez, o governo aprofundou os ataques com tamanha rapidez para cortar os salários e sequer esperou um mês do movimento paredista alegando “prejuízos causados à sociedade”. No mesmo dia, divulgou nota (Leia aqui) nos principais veículos da imprensa baiana apontando “feitos” para o Ensino Público Superior e intimando o retorno “às atividades para assegurar o cumprimento do ano letivo dos estudantes das universidades estaduais”, enfatiza a nota. Esquece, no entanto, que os estudantes de duas (UESB e UESC) das quatros Universidades Estaduais estão em greve.

O assunto será discutido na Assembleia Geral convocada para a tarde desta segunda, 02, às 14h no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, quando a categoria deverá elaborar uma resposta política e dura ao governo.

 

Entrevista rebate Coordenador de Ensino Superior

No mesmo dia em que lançou nota na imprensa, o governo, por meio do Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior, Clóvis Caribé, concedeu uma entrevista ao programa Resenha Geral (96FM de Vitória da Conquista) alegando que foi surpreendido com a greve dos docentes e mesmo assim se mantinha disposto ao diálogo. No entanto, afirmou que o governo não revogaria o Decreto 12.583/11 por já existir uma negociação separada com os gestores das Universidades. Em seguida, ao comentar sobre a disponibilização de uma nova redação para a cláusula ao Termo de Compromisso do Magistério Superior, omitiu o fato de não apresentar nenhuma alteração em relação ao conteúdo original, mantendo o congelamento salarial pelos próximos quatro anos, e, principalmente, que naquele instante os docentes estavam tendo os seus salários cortados pelo governo.

Logo após, o presidente da ADUSB-SSind, Alexandre Galvão, que se encontrava em viagem para a manifestação em Salvador juntamente com outros docentes e discentes, solicitou da produção do programa a participação para esclarecer os pontos não informados pelo coordenador. Garantido o espaço, na sexta-feira, 29, o Comando de Greve se reuniu para avaliar a entrevista do Coordenador, Clóvis Caribé, e planejar o direcionamento das respostas que deveriam ser apresentadas no programa.

Ouça a entrevista: Parte 01 e Parte 02.

 

Manifestação denuncia corte salarial

Mesmo diante das fortes chuvas que caíram em Salvador na quinta, 28, professores e estudantes foram às ruas do centro da capital (do Campo Grande à Praça Castro Alves) denunciar para a sociedade baiana a truculência do Governo Wagner de não negociar e cortar o salário dos docentes.

 

Veja fotos da manifestação.

Assembleia Universitária em Itapetinga na quarta, 04

Conforme deliberação da Assembleia Universitária ocorrida no dia 19 de abril, em Vitória da Conquista, na próxima quarta, 04 de maio, às 8h no Auditório Juvino Oliveira, Campus de Itapetinga, será realizado um novo encontro para dar continuidade às ações do movimento unificado. Leia aqui o Regimento da AU e aqui os pontos discutidos na Assembleia anterior.

Corte de salário repercute na imprensa

Professores em greve fazem manifestação no centro da cidade

Fonte: Correio da Bahia

Estado corta salários de docentes em greve

Fonte: Jornal A tarde