Boletim Especial da Greve - Edição 02

Governo diz que não retira cláusula

Governistas afirmaram que não negociam com a categoria em greve. Foto: Ascom Fórum das ADs

 

Após quatro meses do surpreendente aparecimento da cláusula restritiva, finalmente o governo recebeu o Movimento Docente (MD) para discutir o desfecho da Campanha Salarial 2010. O encontro ocorrido na sexta, 15, no entanto, foi considerado pelo governo como sendo apenas uma “reunião preparatória sem possibilidade de negociação já que a categoria encontra-se em greve.

Mesmo com a decisão do governo, o Movimento Docente pressionou e conseguiu forçar a realização da reunião. Entretanto, na mesma prática da já conhecida enrolação, o governo não apresentou nenhuma novidade e o encontro foi finalizado com duas perguntas: se o governo vai negociar com a categoria em greve e se o governo apresentará uma nova redação para a cláusula.

Secretário descarta revogação do Decreto

Na primeira reunião da semana, o governo demonstrou para o Fórum Ampliado que não está disposto a revogar o Decreto 12.583/11 e continuará dando o tratamento que bem entende às Universidades Estaduais. As categorias (docentes, discentes e técnicos) foram informadas que uma negociação com os gestores das instituições já está em curso quanto a contratação de professor substituto, as liberações dos pedidos de Progressão, Promoção e Mudança de Regime de Trabalho para Dedicação Exclusiva (DE).

Para a surpresa das categorias, o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, informou que se fazia presente àquele encontro somente para ouvir e que nada teria a dizer já que não caberia a ele a competência e a prerrogativa para revogar o decreto questionado pela comunidade acadêmica. A sua fala foi contestada pelas representações por não compreender como um secretário senta para negociar sem ter nenhuma autonomia e ainda se recusar a discutir a pauta em questão.

Manifestação ganha as ruas

As atividades programadas pelo Comando de Greve ganharam as ruas das cidades de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga na última quarta-feira, dia 13, Dia de Mobilização Conjunta. As ações foram marcadas com panfletagem, palavras de ordem, explanações e principalmente o apoio recebido pela população.


Assembleia Geral nesta segunda, 18

As duas reuniões ocorridas na última semana, a realização da Assembleia Universitária e as ações e encaminhamentos neste período de greve serão debatidos em Assembleia Geral dos docentes nesta segunda, 18, no Campus de Itapetinga com início às 14h, no Auditório Juvino Oliveira. Quem desejar participar deve ligar para a secretaria da ADUSB-SSind (Jequié 3527-4704 e Vitória da Conquista 3424-8713) para que o transporte seja providenciado.

Leia o edital:

A Diretoria da ADUSB – Seção Sindical do Andes – SN, no uso de suas atribuições, convoca seus associados para ASSEMBLEIA GERAL, a realizar-se no dia 18 de abril de 2011 (segunda-feira), às 14h em primeira convocatória e 14h 30 em segunda convocatória, no Auditório Juvino Oliveira, Campus de Itapetinga, com a seguinte pauta:

1.Informes

2.Greve

2.1- Avaliação das reuniões com o governo

2.2- Mandado de Segurança

2.3- Recursos às decisões do Comando de Greve

2.4- Avaliação e encaminhamentos do Comando Unificado e da Assembléia Universitária

2.5- Avaliação da Participação dos docentes da UESB como membros do governo

2.6- Moção de Repúdio ao deputado José Raimundo

3.Encaminhamentos

Assembleia Universitária debate a Universidade Pública

Na próxima terça, 19 de abril, às 14h, no Auditório do Teatro Glauber Rocha, UESB, campus de Vitória da Conquista, estarão reunidos membros dos movimentos docente, estudantil e dos servidores técnico-administrativos com o objetivo de discutir o papel que a Universidade tem desempenhado, problemas enfrentados e perspectivas futuras.

A Assembleia Universitária também tem o objetivo de se tornar um fórum de discussão capaz de permitir uma visão mais ampla da realidade da universidade, uma vez que todas as categorias poderão expor os desafios pelos quais têm passado e perspectivas de ações que aproximem a Universidade da comunidade na qual está inserida.

Dia: 19/04 – 14h

Local: Teatro Glauber Rocha

Campus de Vitória da Conquista

Blog da Greve no ar

Já está no ar o novo blog da Greve. No endereço www.greveuesb.blogspot.com, criado pela Comissão de Comunicação do Comando de Greve, o internauta poderá acompanhar todas as notícias do movimento paredista, além de ser um espaço destinado também à publicação de textos e artigos. Visite e nos conte o que achou: comandodegreve@adusb.org.br.

UNEB: Assembleia Geral aprova Indicativo de Greve 

Os professores da UNEB estiveram reunidos em Assembleia Geral na manhã do dia 13 e aprovaram Indicativo de Greve. A decisão foi tomada após uma rica discussão sobre a atual conjuntura das Universidades e do movimento docente baiano. Na ocasião, a categoria deliberou o Indicativo de Greve como uma ação de intensificação das mobilizações na UNEB pela revogação do Decreto 12.583/2011 e a reabertura das negociações da campanha salarial 2010. No dia 26 de abril, terça-feira, haverá uma nova assembleia, às 10h, com local ainda a definir, para avaliar o indicativo de greve e deliberar os rumos do movimento.