UESB inicia greve nesta sexta-feira por tempo indeterminado

Uesc e Uefs planejam aderir à greve na tarde desta sexta.
Categoria reivindica corte orçamentário e liberdade para acordo salarial.

Do G1 BA, com informações da TV Sudoeste


Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) começaram uma greve na manhã desta sexta-feira (8), por tempo indeterminado. Segundo o vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade (Adusb), Paulo Cairo, as reinvindicações que motivam a paralisação são as mesmas de outras duas instituições estaduais.

Os docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada na região de Ilhéus-Itabuna, sul do estado, prometem iniciar a greve ainda esta sexta. Já os professores da  Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) anunciaram que vão  aderir ao movimento na segunda-feira (11).

A greve da Uebs  foi organizada pela Adusb após assembleia realizada na terça-feira (5), no campus de Jequié. Os professores informaram que querem a revogação do decreto federal 12583/2011, com retirada da cláusula que impediria qualquer acordo salarial entre professor e Estado por quatro anos. Além disto, a categoria diz que rejeita o corte orçamentário do governo, que segundo eles, abrange desde a compra de materiais até a contratação de novos professores substitutos.

O movimento estudantil da região também aderiu à greve, contestando soluções para a estrutura, assistência estudantil e quadro dos docentes.

A Adusb se reunirá com a Secretaria Estadual de Educação, na próxima terça-feira (12), para discussão do decreto.

Fonte: G1