Assembleia deflagra Greve

Plenária vota pela deflagração da greve. Foto: Dannilo Duarte

A Assembleia Geral da ADUSB-SSind realizada nesta terça, 05, no campus de Jequié deflagrou greve por tempo indeterminado na UESB a começar a partir desta sexta, 08. Foram 123 votos favoráveis, duas abstenções e apenas um contrário. Nesta quarta a ADUSB-SSind comunicou a decisão ao governo e a Reitoria da Universidade numa tentativa de cumprir os requisitos garantidos na legislação e manter a greve na legalidade. 
Após as intensas mobilizações registradas desde o início do semestre letivo em fevereiro que se somaram às mobilizações em 2010, a categoria decidiu pela greve por tempo indeterminado para ser iniciada a partir de sexta, 08. A decisão foi tomada a partir da compreensão de que o governo aprofunda cada vez mais os ataques à autonomia, arrancando direitos dos docentes tendo como reivindicação a defesa da Universidade Pública pela revogação do Decreto 12.583/11, a retirada da cláusula imposta ao acordo salarial, ampliação do quadro docente, permanência estudantil e aspectos relacionados à Pauta Interna das categorias docente e discente.
Com deflagração do movimento paredista dos professores, os estudantes também ensaiam uma radicalização das mobilizações que já está em seu 14º dia nos três campi da instituição. Durante a assembleia de ontem, a participação dos estudantes foi aberta e a pauta da categoria docente foi endossada com as suas reivindicações, especialmente em relação à rubrica específica para permanência estudantil, conclusão de obras inacabadas, acessibilidade para os portadores de necessidades especiais e ampliação do acervo bibliográfico. Com isso, o movimento paredista caminha para uma unificação com a eminência de uma greve geral na UESB, uma vez que os técnicos também iniciam uma agitação.

Luta pela Pauta Interna fortalece a greve

Desde o final do ano passado, a ADUSB-SSind vem tentando negociar com a Reitoria da UESB a resolução de problemas internos da universidade. Apesar de algumas reuniões entre a administração da Universidade e a direção do sindicato já terem ocorridas, inclusive com a participação da Reitoria em uma Assembleia Geral no início deste semestre, a categoria avaliou que as respostas apresentadas foram insuficientes e não atendiam as expectativas. Além de entrar na pauta da greve, na discussão deste ponto, a plenária remarcou a Audiência Pública para o dia 12 de abril.
Na tarde desta quinta, 07, o Comando de Greve se reunirá na sala da ADUSB-SSind de Vitória da Conquista para dar os primeiros encaminhamentos.

Veja aqui a Pauta Geral da Greve.

Fonte: Ascom ADUSB-SSind