ANDES-SN abre prazo para envio de artigos para revista Universidade & Sociedade

A revista Universidade & Sociedade, editada pelo ANDE-SN,  recebe artigos para a edição de número 48 até o próximo dia 12/5. Esta edição será lançada na abertura do 56º CONAD, que acontecerá em Maringá, no Paraná, em julho de 2011. O tema da edição, “Política de C&T e Trabalho Docente”, foi aprovado pelo plenário do 30º Congresso do ANDES-SN,  realizado em Uberlândia (MG), de 14 a 21/2.

“O ANDES-SN defende um projeto de universidade no qual a produção de conhecimento esteja voltada para a solução dos problemas enfrentados pela imensa maioria da população. A luta pela materialização deste projeto requer o combate à lógica dominante  que transformou a ciência em mercadoria e a pesquisa científica num grande negócio subordinado  aos interesses lucrativos. Pretendemos com este número estimular a análise crítica acerca de como esta questão afeta o fazer universitário na atualidade, para aprimorar as estratégias de enfrentamento”, afirma a 1ª vice-presidente da Secretaria Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, Laura Fonseca, que é uma das editaras da publicação.

De acordo com ela, a revista aceitará também artigos referentes a outros temas para a seção Debates Contemporâneos. “Aceitaremos artigos referentes aos temas debatidos no nosso Congresso, tais como: a importância da intensificação do trabalho de base junto à categoria docente e da necessidade  da ampliação e fortalecimento da aliança com o movimentos social classista, autônomo e combativo.- instrumentos essenciais para a defesa do projeto sindical defendido pelo ANDES-SN”.

A 2ª vice-presidente da Secretaria Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, Sônia Lúcio, que também é editora da revista, acrescenta que a chamada é pública. "Portanto, podem escrever todos as pessoas interessadas em contribuir com o debate. Por decisão da diretoria nacional, só não podem enviar artigos os membros da diretoria”. 

Ainda de acordo com ela, esta revista se reveste de uma importância especial porque irá contribuir para socializar produções acerca de uma temática que afeta de forma substantiva o fazer universitário. “Esperamos com os diversos artigos contribuir para o debate acera da seguinte questão: a produção de conhecimento científico deve estar destinada a quem?”, conclui.   

Os artigos devem ser encaminhados para o e-mail andesregsp@uol.com.br.

Fonte: ANDES-SN