Na próxima quarta, 30 de março, os docentes da UESB devem cruzar os braços e não ir às salas de aulas e demais atividades. A ADUSB-SSind convida a categoria para a Paralisação em resposta ao desfecho dado pelo governo à Campanha Salarial 2010 e ao Decreto 12.583/11 que contigencia verbas do Estado e fere a autonomia das Universidades Estaduais.

Neste dia, um Ato Público será realizado em frente à Governadoria às 9h e uma visita ao plenário das sessões da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no período vespertino, para chamar a atenção dos deputados acerca das questões em pauta. O transporte estará à disposição dos (as) interessados (as) em participar da atividade em Salvador. Quem preferir ficar em seu campus, a orientação é que sejam realizadas manifestações com fechamento dos portões da Universidade.

A cláusula imposta pelo governo para que o Movimento Docente aceitasse a proposta de incorporação da gratificação pelas Condições Especiais de Trabalho (CET), às vésperas da finalização do acordo, será o primeiro ponto aglutinador de forças. A condição apresentada pelo governo para tentar congelar as mobilizações dos docentes, pois impede qualquer aumento salarial até 2015, foi rechaçada em todas as assembleias de professores das universidades estaduais e agora o objetivo é forçar o governo a abrir as negociações sem a inclusão de qualquer impedimento para a categoria docente.

Outro ponto aglutinador de forças, a luta contra o Decreto 12.583/11 de 09 de fevereiro, que agravou ainda mais a inusitada situação das Universidades Estaduais Baianas. O documento aprofunda os ataques à autonomia universitária, com a proibição de contratação de professor substituto em caso de afastamento para cursos de mestrado e doutorado, bem como a mudança de regime de trabalho, além de outras orientações para reduzir os gastos. Com isso, diversas disciplinas não estão sendo ministradas por falta de professores e milhares de alunos sem aulas.

 

Fonte: Ascom ADUSB-SSind

Redes Sociais