ADUSB se transforma em Seção Sindical do ANDES-SN

Próximo de completar 30 anos de atuação sindical, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB) acaba de se transformar, oficialmente, em uma Seção Sindical da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES)- Sindicato Nacional. Desta forma, sempre que o nome da ADUSB for utilizado, a expressão SSind deverá vir acompanhado.
Apesar de ser filiada à entidade nacional desde a fundação desta, somente agora, durante o 30º Congresso, ocorrido em Uberlândia (MG), entre os dias 14 e 20 de fevereiro, é que o Sindicato Nacional referendou a solicitação, uma vez que a ADUSB reformulou o seu Regimento a partir de diversas Assembleias Gerais e Setoriais realizadas em 2010 para discutir o assunto.
Vale ressaltar que o fato da ADUSB - SSind ser uma Seção Sindical, as suas ações são orientadas por regimento próprio e norteadas pelo Estatuto do ANDES-SN, mas, na prática, não há nenhuma mudança, pois o artigo 71 do estatuto do ANDES-SN permitia que as associações docentes tivessem as mesmas prerrogativas das Seções Sindicais. 
Entre as alterações registradas, destaques para a criação do Conselho Fiscal da entidade e da criação do fundo permanente de mobilização com a contribuição mensal de cada filiado contribuinte no valor de 0,2% do salário da classe a que pertença. As Assembleias Gerais em sistema de rodízio entre os três campi, que já ocorrem desde 2008 também foram registradas no novo regimento. 

 

Leia aqui o novo regimento.

Fonte: Ascom ADUSB