Alterações estatutárias visam aproximar base

A plenária do 30º Congresso do ANDES-SN aprovou, na noite deste sábado (19/2), importantes alterações estatutárias que irão impactar positivamente no trabalho de reaproximação da base e de defesa do Sindicato Nacional, definidos como centralidade da luta do período.

 

A proposta da diretoria de permitir a filiação de associações docentes das instituições de ensino superior, constituídas com estatuto próprio, cuja finalidade seja a promoção e a defesa da qualidade de vida, de trabalho, dos interesses sociais e culturais de seus associados, foi aprovada com 176 votos a favor, 13 contrários e 17 abstenções, após muito debate.

 

Pela proposta, os pedidos de filiação serão avaliados pela diretoria e remetidos ao Congresso que decidirá sobre a homologação. Os associados terão os mesmos direitos e deveres das Seções Sindicais e terão que repassar 20% da contribuição de seus associados ao Andes-SN.

 

“Os ataques que a gente vem sofrendo por parte do governo, da justiça, de setores divisionistas dentro do sindicato vem inviabilizando ações que definimos como prioritárias. Conseguimos vencer algumas batalhas e perdemos outras. Essas mudanças nos permitirão intervir em setores em que o patronato não permite, o das particulares, e também nos públicos, quando o governo e os setores divisionistas não nos deixam atuar adequadamente. Se queremos construir a possibilidade efetiva desses docentes serem representados pelo Andes nós temos que aprovar essa resolução”, afirmou a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto.

 

No caso das Seções Sindicais reorganizadas em locais onde elas foram irregularmente “tomadas” por setores divisionistas, foi aprovada também a convalidação e ratificação de todos os atos de reorganização praticados pelas Secretarias Regionais até 31º Congresso.

 

Quórum necessário

Outro ponto de votação suscitou polêmica: a prorrogação até o 31º Congresso da possibilidade de realizar alterações no Estatuto com quórum de 50% dos votos mais um. A proposta foi aprovada por 152 favoráveis, 38 contrários e 13 abstenções.

 

“O quórum adequado atende as necessidades de deliberação sobre as alterações do estatuto importantes para a defesa do sindicato. Não é um reajuste burocrático. É uma questão política. O momento político exige essa cautela, com a compreensão do que acontece na conjuntura deste país, onde nosso sindicato está sendo sumariamente atacado” defendeu o secretário geral do ANDES-SN, Márcio Antônio Oliveira.

 

Política de contribuição

A plenária também deliberou o 31º Congresso como prazo final para a implementação da política de contribuição dos sindicalizados do ANDES-SN,  para o caso das Seções Sindicais que ainda estão arrecadando valores menores do que os previstos pelo regimento. 

 

Fonte: ANDES-SN