Contribuições solidárias a ENFF e Auditoria Cidadã da Dívida são aprovadas no 30º Congresso

Na noite deste sábado (19/2), a plenária do 30º Congresso do ANDES-SN deliberou contribuições mensais do Sindicato, no valor de R$ 1.500,00, à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e para a Associação Auditoria Cidadã da Dívida, por um período de 12 meses.

A história da ENFF começou nos idos de 1996, quando surgiu no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a necessidade da existência de um espaço de formação da militância, de troca de experiências e de debate sobre a necessidade de transformação social. Em 2005, após um processo de construção coletiva e solidária, a Escola foi inaugurada.

Localizada em Guararema (SP), a escola tem o objetivo de ser um espaço de formação superior plural nas mais diversas áreas do conhecimento, não só para os militantes do MST, como também de outros movimentos sociais rurais e urbanos, do Brasil e de outros países da América Latina. Por ela, já passaram já mais de 16 mil educandos, cerca de 500 professores voluntários e quase 2 mil visitantes de todo o mundo. Atualmente, a Escola passa por um estrangulamento econômico em função da ofensiva contra os movimentos sociais e suas formas de organização.

A partir da leitura de que o enfrentamento à política de endividamento público precisa ser fortalecido, o ANDES-SN aprovou, também, a contribuição do mesmo valor, por 12 meses, à Associação Auditoria Cidadã da Dívida. A organização teve origem a partir do resultado do Plebiscito da Dívida Externa, promovido em 2000 pela Rede Jubileu Sul Brasil. A organização analisa o processo de endividamento do país, apontando as causas, a partir de do documentos e estudos que resgatam o processo histórico do endividamento.

"Acreditamos que é uma obrigação do Sindicato exercer a solidariedade de classe, prestando apoio a iniciativas de educação popular e ao fortalecimento do enfrentamento à ameaça de retirada de direitos, causada em grande parte pelo crescimento da dívida", avalia Helvio Mariano (foto à direita), 1º Tesoureiro do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN