Boletim Eletrônico da ADUSB – 06 de dezembro de 2010

2ª Mesa: governo apresenta contraproposta

Na segunda Mesa Setorial de Negociação, ocorrida na quarta, 01, o Movimento Docente baiano conseguiu um pequeno avanço com o recuo do governo em relação à primeira parcela de incorporação da CET (Condição Especial de Trabalho). No entanto, a proposta ainda não atende a reivindicação da Campanha Salarial, especialmente no tocante à questão da retirada da Bahia da posição de segundo pior salário entre as Universidades Estaduais Nordestinas.

Na primeira mesa o governo apresentou o índice de 10% em julho 2011(veja aqui), que além de ser insatisfatório, descumpria o Termo de Compromisso. Já desta vez, o percentual subiu para 15,56% com uma primeira parcela de 8% em março e a segunda de 7% em outubro.

O presidente da ADUSB, Alexandre Galvão, acredita que seja possível avançar na terceira mesa agendada para a próxima sexta, 10, e “alcançar um percentual próximo dos 45%”, pontua. A proposta do governo será discutida em Assembleia Geral na próxima segunda-feira, no Campus de Itapetinga.

O Movimento Docente sugeriu então, o envio de uma nova contraproposta e o governo aceitou recebê-la até a terça-feira, 07.

A incorporação na prática

Para entender como é feita a incorporação dos 70% da CET a conta realizada é a seguinte:

Pegue o salário de base de março de 2011 (primeira parcela) e multiplique por 1,08% (1+8%=1,8%) e você terá um Novo Salário. Em outubro (segunda parcela) pegue o Novo Salário e multiplique por 1,07% (1+7%=1,7%). Esse cálculo é o mesmo que tomar o salário base de março e multiplicar por 15,56%, ou seja, a somatória das duas parcelas de 2011.

Daí por diante basta pegar o valor do salário e multiplicar pelos percentuais apresentados no cronograma abaixo.

 

ANO

MÊS

PERCENTUAL

RESULTADO

2011

MARÇO

8%

8%

OUTUBRO

7%

15,56%

2012

MARÇO

8%

24,80%

OUTUBRO

7%

33,54%

2013

MARÇO

8%

44,22%

OUTUBRO

7%

54,32%

2014

MARÇO

5%

62,04%


 

Fórum avalia contraproposta do governo

Na tarde deste sábado, 04, durante o X Encontro dos Docentes das UEBA, realizado no Campus da UESB de Vitória da Conquista, o Fórum das ADs avaliou a nova proposta do governo (veja aqui). Como resposta, os dirigentes deliberaram por um percentual de incorporação de 45% nos primeiros 18 meses (um ano e meio) do novo governo.

A decisão será levada às bases de cada AD por meio de Assembleia Geral ou reunião ampliada, para que posteriormente seja apresentada ao governo na terça, 07, conforme acatou sugestão do Movimento Docente.


Eleição para nova diretoria nesta quarta e quinta

Acesse aqui e se informe.


 

 

Nova versão do projeto de Carreira do governo não contempla sugestões docentes

 

 

 

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva, apresentou à diretoria do ANDES-SN, na quinta-feira (2/12), uma nova versão da proposta de carreira docente do governo federal, em audiência realizada no final da tarde. A nova versão mantém a mesma estrutura da proposta anterior, divulgada em julho deste ano, e não contempla as sugestões apresentadas pelo movimento docente que, organizado pelo ANDES-SN, deliberou sobre o tema em assembléias de base e em reuniões nacionais da categoria.

 

Leia mais.


 

Dica da ADUSB

 

O recesso está chegando e a ADUSB firmou um convênio com a Coobrastur para quem deseja viajar a passeio. Clique aqui e conheça a proposta. Para saber mais consulte o agente de viagens Joabe Bastos no stand montado no Módulo Acadêmico, Campus de Vitória da Conquista.