X Encontro dos professores das UEBA

Um dos mais importantes encontros na área de educação discute entre os dias 2, 3 e 4 de dezembro, assuntos acerca do ensino superior baiano e traz à tona várias reflexões em relação ao futuro das UEBA – Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UESC e UEFS).
Orçamento, autonomia, careira docente e conjuntura são os principais temas abordados no evento, que está sendo sediado na UESB, em Vitória da Conquista, e conta com a participação do Fórum das ADs (Associações Docentes), professores, representantes do ANDES-SN, CSP-Conlutas e técnicos-administrativos.

No primeiro dia de encontro, o professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, ex-secretário geral do ANDES-SN e doutor em História Social, Edmundo Fernandes Dias, fez uma abordagem sobre a conjuntura política atual. Em sua fala, refletiu sobre a condução do Movimento Docente, destacando os principais pontos da crise econômica.

Após a análise, os presentes debateram o futuro das UEBA, ressaltando o descaso do governo da Bahia como o principal empecilho para a aquisição de autonomia universitária, dentre outros problemas co-relacionados que impedem o avanço imediato do ensino superior de qualidade.

Para o representante do Conlutas, Willy Jaguaracy, presente no Encontro, essa é a oportunidade para que as ADs possam estabelecer os rumos para o próprio movimento. “Dentro dessa conjuntura de crise econômica, esse é o momento para que vejamos os pontos que unem as categorias, a fim de que possamos buscar ainda mais a nossa unificação na luta”, destaca.

 

Fonte: Ascom Fórum das ADs