Governo mantém enrolação e adia Mesa Setorial

Durante a reunião técnica ocorrida nesta segunda, 8,  o Movimento Docente baiano foi informado pelos membros do governo que a Mesa Setorial de Negociação, prevista para ser aberta no dia 10 de novembro, conforme Termo de Compromisso assinado por representantes do governo e avalizado por deputados da base aliada, em julho deste ano,  foi adiada para o dia 17 de novembro, as 10 h na SEC. Os governistas alegaram que não houve tempo hábil para preparar os cálculos da incorporação e a impossibilidade da participação das secretarias de Administração (SAEB) e Relações Institucioanis (SERIN).

Neste terceiro encontro preparatório para Mesa Setorial, o governo novamente não apresentou nenhuma novidade em relação à proposta anterior de incorporação de 10% na primeira parcela da CET, proposta esta já rejeitada pelo Movimento Docente. Para além deste informe, os diretores das AD foram pegos de surpresa ao serem comunicados que o governo pretende enviar o projeto de lei com o percentual da primeira da incorporação somente em janeiro de 2011 para ser aprovado até 31 de janeiro.Não obstante, o Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Clovis Caribé voltou  a afirmar que o governo incorporará os 70% em quatro anos e que a pretensão é apresentar o cronograma na Mesa Setorial.

Os diretores ficaram indignados com as informações prestadas pelo governo e ressaltaram que a votação obtida na reeleição do governador não intimidará a categoria a iniciar a radicalização do movimento para que cumpra com o prometido.

Na tarde desta terça, 09, o Fórum das ADs esteve reunido na sede do ANDES-SN, em Salvador, para avaliar este encontro e entendeu que a decisão do governo aconteceu de forma equivocada e unilateral, portanto, merecendo uma resposta dura por parte do MD. O assunto será remetido a discussão em  assembleias gerais para que a abertura da Mesa Setorial seja acompanhada de perto pela categoria com a ADUSB garantindo a participação dos professores interessados.

O Fórum decidiu também pelo reinício da Campanha de Mídia, na qual denuncia a realidade dos professores universitários da Bahia, atualmente recebendo o segundo pior salário entre as estaduais do Nordeste.


Fonte: Ascom ADUSB