Assembleia autoriza negociação com a Unimed

O início da negociação para a migração do atual plano de saúde com a Unimed-Sudoeste foi autorizado pela Assembleia Geral da ADUSB na tarde desta quarta, 27, no Campus de Itapetinga.  A decisão pela migração já havia sido tomada anteriormente (veja aqui), e coube a outras duas assembleias a discussão sobre os termos da mudança.

Mais uma vez a diretoria frisou que, por princípio, a ADUSB não defende o estabelecimento de convênios com plano de saúde por acreditar que saúde de qualidade é um direito do cidadão e um dever do Estado. Contudo, frente a decisão tomada pela categoria há 20 anos, a atual diretoria vem tratando a questão com bastante cautela a fim de atender o desejo dos filiados ao sindicato.

Desde que a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou a Portaria 195, em setembro de 2009, com as normativas de regulamentação dos planos de saúde antigos (estabelecidos até 1999), diversos questionamentos surgiram no seio da categoria. As agencias de saúde foram impedidas de receber a adesão de novos beneficiários e, enquanto isso, diversos professores filiados à ADUSB que ainda não possuíam o plano ou recém-chegados, se tornaram refém da indecisão.

Ao longo dos últimos meses, foram realizadas diversas reuniões entre as duas diretorias até se chegar às propostas apresentadas nas assembleias. No entanto, a primeira delas (veja aqui) que visava atender aos novatos e aos interessados pela migração, estabelecia uma variação de faixa etária de quatro em quatro anos, exceto para o caso de 0 a 18, foi rejeitada pela categoria. A segunda(veja aqui), que permanece em discussão, estabelece a cobrança de valor único de R$211,29 (duzentos e onze reais e vinte e nove centavos) por beneficiário titular ou dependente, independente da faixa etária, com direito a todos os procedimentos.

Essa decisão, entretanto, foi questionada por uma parcela dos beneficiários. Sensível à polêmica, a plenária sugeriu neste último encontro que a diretoria iniciasse a negociação com a operadora tendo em vista a possibilidade de flexibilização que a operadora permita que um grupo de beneficiários fique no plano antigo de forma a se constituir um grupo sob regime de extinção. A diretoria defenderá também que os reajustes continuem sendo projetados pela ANS e não pela Unimed-Sudoeste como está proposto. Diversos questionamentos foram apresentados e a diretoria levará à concessionária para que o assunto volte à pauta das assembleias posteriormente.   

Fonte: Ascom ADUSB