Governo propõe 10% na primeira parcela da CET

O Fórum das AD esteve reunido na manhã da última sexta, 24, com técnicos do governo para debater o índice de incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET), mote da Campanha Salarial iniciada em novembro de 2009, mas que somente em junho último o governo se prontificou a negociar com a categoria. Por solicitação da CODES, o Fórum formalizará ao governo até o próximo dia 29 uma cópia dos estudos sobre o ranking dos salários pago aos professores das Universidades estaduais do Nordeste.

O Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Clóvis Caribé, afirmou que o governo estaria olhando a Educação como um todo e apontou a incorporação de 10% no primeiro ano (2011), em janeiro, com o compromisso de incorporar todo o restante em quatro anos.  O coordenador aproveitou para apresentar números da política educacional do governo e disse que o valor destinado para concursos em 2011 nas quatro universidades será de 15 milhões, mas, no entanto, no atual orçamento só há nove milhões e uma previsão de aumento linear em torno de 4,5%.

A proposta não foi bem recebida pelo presidente da Adusb, Alexandre Galvão, que manifestou preocupação. “O valor de 10% ainda é insuficiente para atender aos anseios da categoria e nos deixa em uma posição ruim no ranking dos salários das estaduais”. Já o coordenador do Fórum das AD, Gean Santana, argumentou que a incorporação de, pelo menos, 40% no primeiro ano aos salários retiraria dos docentes das UEBA a condição de penúltimo pior salário das estaduais do Nordeste. Uma nova reunião será marcada daqui a 20 dias.

Fonte: Ascom Adusb

Foto: Ascom Fórum das AD