Governo corta auxílio-alimentação sem explicações

Os ataques do governo aos direitos dos docentes das universidades estaduais se intensificam. Nesta semana, inúmeros filiados procuraram a Adusb, bem como as demais Associações de Docentes (AD), para denunciar o corte do auxílio-alimentação, sem qualquer explicação, de professores que se encontram afastados por motivos diversos. A Lei nº 6.677/94 (Estatuto do Servidor) garante o auxílio-alimentação como forma de compensar as despesas com refeições. O presidente da ADUSB, Alexandre Galvão, lembra que o Estatuto do Magistério garante, no capítulo IX, artigo 33, ao integrante da carreira do magistério superior afastado de suas funções para mestrado, doutorado e pós-doutorado o efetivo exercício do magistério. "Faremos a pressão política e entraremos, ainda esta semana, com um mandado de segurança contra o Estado. Esta medida é um absurdo e precisa ser repelida da forma mais dura possível, afirmou Galvão.

Ao final da reunião técnica realizada na sexta-feira, 24, o coordenador do Fórum das AD, Gean Santana, questionou o Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Clóvis Caribe, sobre os motivos do corte, mas, nem mesmo este representante do segundo escalão do governo, soube explicar. Informou ao coordenador que segunda-feira faria contato com a coordenação do fórum para prestar as informações sobre o corte.

Neste momento, o Fórum em conjunto com as demais categorias da universidade elabora a Pauta Emergencial, e este assunto será avaliado e deverá entrar na agenda de luta da categoria docente.

Fonte: Ascom Adusb