Conjuntura e 10º Encontro das UEBA em debate

O Fórum das AD (Adusb, Aduneb, Adusc e Adufs) finalizou na última segunda, 13, as discussões em torno da organização do X Encontro dos Docentes das UEBA. No encontro, os diretores também avaliaram a conjuntura atual destacando a necessidade de uma nova campanha interna para denunciar a manutenção do descaso pela não liberação dos pedidos de Dedicação Exclusiva (DE) e o levantamento de informações para a reunião técnica. O próximo encontro do Fórum das AD será realizado na Adusc, dia 23 de novembro.

Durante a avaliação da conjuntura, os diretores compreenderam que os professores das Universidades Estaduais continuam recebendo um dos piores salários do Nordeste, além de uma série de problemas estruturais encarados pelos docentes no labor. O presidente da Adusb, Alexandre Galvão, afirmou que é preciso endurecer as denúncias sobre esta realidade: “Acredito que devemos reivindicar de forma mais dura e mostrar no seio da Universidade os ataques do governo, já que a lei eleitoral não permite que mostremos à sociedade tamanho descaso”.

Como encaminhamento, o Fórum propôs que no próximo encontro as diretorias se manifestem sobre a viabilidade de uma campanha interna que denuncie a não concessão dos pedidos de mudança de regime de trabalho. Além disso, as diretorias buscarão informações sobre o parecer das Procuradorias Jurídicas das universidades, relacionando a solicitação da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (CODES) ao parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Nos próximos dias, as direções das AD colherão informações como número de professores, titulação, classe e regime de trabalho para produção de um cálculo mais detalhado dos impactos da incorporação da CET sobre a folha de pagamento. O governo já agendou a reunião técnica para a próxima sexta, 24.

Ao discutir o X Encontro da UEBA, os diretores analisaram o regimento do evento que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de dezembro sob a organização da Adusb. Quem se interessar em contribuir com textos e propostas para o plano de lutas, tanto por parte das diretorias ou de membros da base, tem até o dia 29 de outubro e a entrega do caderno de textos pela comissão organizadora às AD acontecerá no dia 15 de novembro. A Adusb será responsável pela produção dos textos sobre Orçamento, a Aduneb dissertará sobre a Conjuntura, a Adusc sobre a Autonomia e a Adufs sobre Carreira.  

Fonte: Ascom Adusb

Foto: Arquivo Fórum das AD